Tribuna Ribeirão
Saúde

RP receberá médico do 
‘Agora Tem Especialistas’

Em todo país, o Ministério da Saúde selecionou 501 médicos que vão atuar pelo programa. Distribuídos em 212 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal, serão destinados a regiões onde há falta desses profissionais )Fabiano do Amaral/CP Memória)

Ribeirão Preto receberá um médico pelo Programa Agora Tem Especialistas, do governo federal. Na região, a cidade de Igarapava também receberá um profissional. Eles devem começar a trabalhar ainda este mês e fazem parte da primeira chamada de edital.

Pela primeira vez, o edital selecionou médicos que já são especialistas para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS).

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a previsão é que a homologação do profissional seja feita nas próximas semanas.

Em todo país, o Ministério da Saúde selecionou 501 médicos que vão atuar pelo programa. Distribuídos em 212 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal, serão destinados a regiões onde há falta desses profissionais. Para o Sudeste, são 125 profissionais. 

Todas as quatro unidades federativas da região serão contempladas. São Paulo receberá 27 profissionais, com destaque para os municípios de Guarulhos (seis), Caraguatatuba (quatro), Botucatu (três), Bragança Paulista (dois) e Tupã (dois). 

As seguintes cidades receberão um médico cada: Ribeirão Preto, Igarapava, Osasco, Jundiaí, Marília, Andradina, Bauru, Campinas, Cotia e Divinolândia.

Já para Minas Gerais serão destinados 81 profissionais; Rio de Janeiro, 16; e Espírito Santo, um.

Do total de médicos selecionados, 67% vão reforçar o atendimento no interior do Brasil em especialidades como cirurgia geral, ginecologia, anestesiologia e otorrinolaringologia. Assim, ampliarão a assistência à saúde da população, reduzindo o deslocamento para os grandes centros urbanos. 

Considerando as regiões remotas do país, 25,7% atuarão em áreas classificadas como de alta ou muito alta vulnerabilidade; 20% na região da Amazônia Legal; e 9% em áreas de fronteira.

O Programa Agora Tem Especialistas iniciativa atraiu o interesse de 993 médicos especialistas, que se inscreveram. 

Desse total, 501 já vão iniciar o atendimento a partir de setembro. Outros 400 profissionais não selecionados nesta primeira chamada ficam em lista de espera, podendo concorrer a outras oportunidades em uma segunda etapa. Os selecionados contarão com uma bolsa-formação de até R$ 20 mil, valor definido conforme a vulnerabilidade social e sanitária dos locais onde vão atuar.

Postagens relacionadas

SP: 397 municípios em situação de alerta ou risco para dengue, zika e chikungunya

Redação 1

Brasil acumula 190,5 mil mortes e 7,45 milhões de casos de covid-19

Redação 1

Paciente do SUS pode ser atendido por planos de saúde em setembro

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com