O projeto Samba Educa, iniciativa cultural e educativa em Ribeirão Preto, recebeu autorização para captar recursos por meio da Lei Rouanet, principal mecanismo de fomento à cultura no país. A ação oferece oficinas de ritmo e percussão para crianças e adolescentes de 9 a 16 anos, com aulas práticas nos instrumentos que compõem uma bateria de escola de samba, como repique, caixa, surdo, tamborim, pandeiro e cuíca.
O projeto também inclui atividades de capoeira e hip hop, e foi considerado um sucesso de público e de mídia quando foi realizado em 2024 com apoio do Fundo Municipal da Cultura da Prefeitura de Ribeirão Preto. À época, teve ampla repercussão em veículos jornalísticos, alcançando mais de 1,4 milhão de pessoas na região.
Realizado pela Escola de Samba dos Embaixadores, o Samba Educa ofertou no ano passado 12 oficinas para mais de 150 jovens de dez comunidades no entorno da quadra da agremiação, na Vila Carvalho.
Para o Mestre Nascimento, diretor de carnaval da escola, mais do que promover o acesso à música e à cultura, a iniciativa trabalha o sentimento de pertencimento em uma região carente de atividades culturais voltadas a crianças e jovens. Ele ressalta ainda que o projeto ajuda a formar as novas gerações da Embaixadores, que soma quase 60 anos de história.
O bom resultado levou um dos professores, Gustavo Henrique Lima Balbino, a manter voluntariamente as aulas mesmo após o término do projeto, beneficiando crianças e adolescentes da comunidade da Locomotiva. “A ideia é retribuir o que esta comunidade um dia já me deu, dando oportunidade a mais crianças conhecerem nossa história”, afirmou, destacando que encontrou na capoeira uma nova perspectiva de vida.
Com a aprovação na Lei Rouanet, o Samba Educa pretende agora se estruturar e ampliar seu alcance. Segundo Nascimento, os recursos captados permitirão oferecer novas oportunidades a crianças e adolescentes de diversas comunidades. Ele também destacou que investir no projeto traz benefícios fiscais e reconhecimento de responsabilidade social aos patrocinadores, já que o artigo 18 da Lei Rouanet garante isenção de até 100% do valor investido no Imposto de Renda.

