Por Hugo Luque
O São Paulo anunciou, no fim da manhã desta segunda-feira (16), a saída de Luis Zubeldía do comando técnico. Segundo o clube, a saída foi definida em comum acordo e de forma amigável. O substituto deve ser Hernán Crespo.
Diversos veículos relataram que, desde a derrota para o Vasco, por 3 a 1, na última quinta-feira, Zubeldía demonstrou vontade de deixar o Morumbis, sobretudo pela dificuldade em fazer a equipe praticar um bom futebol.
Pressionado pela torcida, o treinador teria pedido o desligamento ainda na quinta, no vestiário, mas foi convencido a pensar mais. Poucos dias depois, todavia, o profissional de 44 anos manteve a decisão e se despediu do São Paulo.
A passagem de Zubeldía pelo Tricolor fica marcada por altos, baixos e suspensões. Com o argentino no banco, desde sua chegada há um ano e um mês, foram 74 jogos, com 35 vitórias, 24 empates e 15 derrotas (58% de aproveitamento).
Considerando também os jogos em que seus auxiliares técnicos comandaram o time – afinal, Zubeldía cumpriu algumas suspensões –, os números são: 85 jogos, 37 vitórias, 28 empates e 20 derrotas, o que representa um aproveitamento de 54,5%.
Além do treinador, também deixaram o clube os assistentes Maxi Cuberas, Carlos Gruezo e Alejandro Escobar, além do preparador físico Lucas Vivas e o analista Carlos Burbano.
De acordo com nota divulgada pelo São Paulo, “as conversas com o treinador foram realizadas nos últimos dias para que se fosse tomada a decisão, de forma respeitosa. A diretoria permanece reunida para definir qual será a nova comissão técnica da equipe”.
Velho conhecido
O profissional mais cotado para assumir o posto é o também argentino Hernán Crespo. Ex-atacante de grandes clubes do futebol mundial e de sua seleção nacional, o técnico de 49 anos é querido pela torcida são-paulina.
Durante sua primeira passagem, em 2021, o Tricolor encerrou a seca de nove anos sem títulos com a conquista do Campeonato Paulista. Crespo também liderou o time às quartas de final da Copa Libertadores daquele ano. No entanto, resultados ruins no Brasileirão fizeram com que o treinador deixasse o comando.
Sob o comando do ex-atleta, foram 53 partidas, com 24 vitórias, 19 empates e dez derrotas (aproveitamento de 57,23%). Desde então, Crespo trabalhou apenas em clubes do Oriente Médio.
Pelo Al-Duhail, do Catar, conquistou três títulos. Em seguida, com o Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos, venceu a Liga dos Campeões da Ásia e garantiu a equipe na Copa do Mundo de Clubes da Fifa.
Caso seja de fato contratado, Crespo terá cerca de um mês para preparar seu time na intertemporada, enquanto as competições estão paralisadas para a disputa do Mundial. O São Paulo é apenas o 14º colocado no Brasileirão, com 12 pontos, e está classificado para o mata-mata da Libertadores – encara o Atlético Nacional, da Colômbia, nas oitavas de final.

