Por Hugo Luque
O São Paulo recebe o Santos neste sábado (31), às 20h30, no Morumbis, em partida válida pela sexta rodada da primeira fase do Campeonato Paulista. Em baixa neste início de temporada, o clássico vale muito para as duas equipes nas lutas contra o rebaixamento e por uma vaga no mata-mata da competição.
O time da casa começou a temporada em crise dentro e fora de campo, mas ganhou fôlego ao estrear no Campeonato Brasileiro com uma vitória de virada sobre o atual campeão Flamengo, por 2 a 1, em casa. No estadual, porém, a vida continua complicada para o Tricolor, que soma quatro pontos, é o 14º e está fora da zona de rebaixamento pelo número de vitórias, que é superior ao do Noroeste.
Já o Peixe também vem de um jogo marcado por virada na primeira rodada do nacional, mas que terminou em derrota. O conjunto alvinegro vencia a Chapecoense no Sul, mas viu o adversário empilhar gols no segundo tempo e vencer o duelo por 4 a 2. No Paulista, os santistas ocupam a 11ª colocação, com seis pontos, e estão um atrás do São Bernardo, último no G-8.
O San-São pode ter anotado o milésimo gol de sua história neste sábado, no Morumbis. Foram 999 ao todo na história do clássico, que registra 140 vitórias do São Paulo, 110 do Santos e 76 empates. No ano passado, foram três encontros, com dois triunfos do Peixe e um do Tricolor.
Mesmo com o desgaste do duelo com o Flamengo e outro clássico com o Santos no horizonte, na próxima quarta-feira, pelo Brasileiro, Hernán Crespo deve levar força máxima a campo para fugir do rebaixamento. Calleri e Danielzinho são dúvidas, enquanto Alisson pode voltar aos relacionados após a polêmica transferência para o Corinthians que não avançou. Um provável time titular tem: Rafael; Arboleda, Alan Franco e Sabino; Maik, Bobadilla, Marcos Antonio, Pablo Maia (Danielzinho) e Enzo Diaz; Luciano e Tapia (Calleri).
Já o Santos continua sem Neymar, que deve estrear em 2026 no início de fevereiro – ele pode aparecer entre os relacionados para o outro San-São, no meio de semana. Por outro lado, Gabigol, Mayke e Frías, ausentes na última partida, podem retornar. Juan Pablo Vojvoda deve levar a campo: Gabriel Brazão; Igor Vinicius, Zé Ivaldo, Frías e Vini Lira; João Schmidt, Gabriel Menino e Zé Rafael; Rollheiser, Barreal e Gabigol.

