Tricolor começa melhor, mas sofre com banco de reservas e falta de repertório
O São Paulo perdeu para o Grêmio por 2 a 0, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, na noite desta quinta-feira (16). O time paulista fica na oitava posição, com 38 pontos, dois a mais que os gremistas, que estão em 11º. Carlos Vinícius fez os gols do jogo.
A equipe são-paulina sucumbiu sem conseguir aproveitar o breve momento em que foi melhor. Faltou qualidade, principalmente nas finalizações. O Grêmio cresceu nos minutos finais da etapa inicial e aproveitou o momento para abrir o placar.
Além da técnica em baixa, o São Paulo foi pobre na tática, com desorganização, também fruto da falta de opções de qualidade no banco de reservas. Na próxima rodada, o São Paulo visita o Mirassol, domingo, às 18h30.
O Grêmio entregou a bola para o São Paulo nos primeiros minutos, impondo uma marcação alta para tentar complicar os visitantes. Isso fez com que os são-paulinos buscassem espaços em profundidade. Tapia apareceu como opção de escape pela esquerda, e a maioria das jogadas surgia por ali. Foi um prejuízo, portanto, quando Wendell, que substituía o lesionado Enzo Díaz, teve de sair com dores na sola do pé, ainda nos 15 minutos iniciais.
Repetiram-se lances em que os são-paulinos chegavam próximos do gol de Gabriel Grando, mas finalizavam mal. De tanto errar, o panorama virou. Os mandantes assustaram de fato aos 35 minutos, com tabela de Marcos Rocha e Pavón. Rafael impediu um golaço do argentino.
O goleiro visitante foi novamente exigido dois minutos depois, em cabeçada à queima-roupa. Na terceira vez, contudo, não teve como segurar. Amuzu bateu de fora da área, a bola desviou e sobrou para Carlos Vinícius tocar para o gol.
A entrada de Lucas, no intervalo, teve objetivo claro: Crespo abriu mão da linha de três zagueiros e buscava qualidade na frente, o que faltou na primeira metade de jogo. Não houve efeito.
Arboleda cedeu espaço para Edenilson, que fazia fila até se chocar com Sabino. São Paulo e Grêmio vinham de uma rodada de reclamações e polêmicas sobre arbitragem.
Quando o gremista caiu, Davi de Oliveira Lacerda precisou ir ao VAR tomar uma decisão que certamente desagradaria um dos lados: o Tricolor Paulista foi quem saiu da análise incomodado. O pênalti foi convertido por Carlos Vinícius, que fez o segundo da noite porto-alegrense.
O time de Crespo não teve repertório, mesmo com a entrada de Lucas. A equipe mantinha peças acumuladas no meio, sem amplitude e criatividade diante de um adversário fechado na defesa.
Cristian Oliveira perdeu um gol cara a cara com Rafael, que defendeu mais uma. O uruguaio teve espaço para entrar sozinho na pequena área e receber cruzamento de Pavón. Até quando o São Paulo teve uma chance no segundo tempo, no último minuto, a bola parou na trave.

