Tricolor faz bom 2º tempo na altitude, mas perde chances e terá de reverter cenário no Morumbis
O São Paulo deixou o Estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador, com uma desvantagem de 2 a 0 contra a LDU, após o duelo de ida das quartas de final da Libertadores, nesta quinta-feira (18). O Tricolor tem de vencer na volta por três gols de diferença para avançar ainda nos 90 minutos. Se triunfar por dois de frente, a disputa vai para os pênaltis.
A volta está prevista para quinta-feira da próxima semana, às 19h, no Morumbis. Antes disso, o São Paulo visita o Santos, na Vila Belmiro, pelo Brasileirão, neste domingo.
Apesar da altitude, o São Paulo não iniciou com a reprodução da postura defensiva que teve nas oitavas de final, quando visitou o Atlético Nacional-COL. O time de Crespo evitou correr atrás do adversário e dosava o ritmo com o domínio da posse de bola.
Mas bastou uma chegada dos donos da casa para a LDU abrir o placar. Allala encontrou Bryan Ramírez em grande lançamento nas costas de Cédric, que demonstrava desconforto com os mais de 2,7 mil metros de altitude. De primeira, o equatoriano marcou.
O gol afetou a produção são-paulina. O time não conseguia mais trocar passes com qualidade na transição para o ataque. Lucas e Oscar, que podem retornar de problemas físicos na próxima semana, fizeram falta.
Apenas aos 44 minutos, o time paulista conseguiu desenvolver algo. Um chutão de Rafael encontrou Enzo Díaz, que tabelou com Rigoni. O lateral cruzou para Luciano chutar de bicicleta para fora.
Ainda era pouco. O estreante Maílton entrou no lugar de Cédric. Luciano chegou a ter uma chance após driblar o goleiro Gonzalo Valle e chutar em cima de outro defensor, mas foi marcado impedimento. Rigoni também tentou. O São Paulo voltou de fato para o jogo e deixou de poupar energia na alta capital equatoriana.
Ferreirinha e Rodriguinho deram novo fôlego ao time e trouxeram insegurança para a defesa rival com rápidas tabelas. Foi Marcos Antônio, contudo, que quase marcou em chute de muito longe.
O empate parecia próximo, mas um vacilo defensivo complicou o Tricolor. Ferraresi passou para Pablo Maia, que errou o domínio de frente para a meta e entregou a bola aos adversários. Michael Estrada bateu cruzado e ampliou.
Desta vez, o São Paulo não se abalou como na primeira etapa. Ferreirinha foi crucial para manter o time com chances no ataque. Já aos 42 minutos, ele criou outra ótima oportunidade, mas Luciano chutou em cima do goleiro.
A LDU não tinha mais interesse em jogar. Ainda assim, o São Paulo vacilava e deu chances aos equatorianos. Estrada roubou a bola de Arboleda no ataque e saiu na cara do gol, mas Rafael fez uma grande defesa. A derrota põe fim à maior invencibilidade do São Paulo na Libertadores. Eram 17 jogos sem perder desde abril de 2024.

