Tribuna Ribeirão
Região

São Simão – Operação flagra ‘gatos’ na região

A CPFL Paulista acompa­nhou uma operação de com­bate a fraudes e furtos de ener­gia realizada pela Polícia Civil na zona rural de São Simão, na Região Metropolitana de Ribei­rão Preto, na quarta-feira, 15 de setembro. A ação identificou no local 18 medidores de energia em uso irregular, além de liga­ções clandestinas em onze pos­tes. Todos os medidores foram apreendidos, bem como 700 metros de cabos, e dois suspeitos foram conduzidos à delegacia para prestar esclarecimentos.

A concessionária, que aten­de 322.817 consumidores em Ribeirão Preto e outros 4,4 milhões de clientes espalhados por outros 233 municípios do estado de São Paulo, e a Polícia Civil atuam constantemente para inspecionar e identificar irregularidades em unidades consumidoras de todos os bairros das cidades. O objetivo é coibir a prática de fraudes e furtos, que piora a qualidade do fornecimento de energia para os demais consumidores e coloca em risco a vida da população, além de encarecer as tarifas para todos os clien­tes da distribuidora.

Com apoio de denúncias, de tecnologia e da polícia, a CPFL Paulista realizou ações de combate a fraudes e regu­larizou, apenas no primeiro semestre deste ano, 13.975 “gatos” de energia em todas as 234 cidades da sua área de con­cessão. Na comparação com o mesmo período de 2019 houve aumento de 35%. Em relação a 2020, o número se manteve no mesmo patamar. Em Ribeirão Preto, o número de “gatos” fla­grados subiu 39,9%, de 1.621 em seis meses do ano passado para 2.267 no mesmo período de 2021. São 646 a mais.

Foram 15.780 fiscalizações em 2020 e 21.179 este ano. Investimentos no uso de in­teligência, tecnologia e o uso do canal de denúncias têm coibido as fraudes. As regu­larizações contribuem para a redução nas perdas de energia. Foram recuperados e recupera 64 gigawatts-hora (GWh) no primeiro semestre de 2021.

A CPFL Paulista reforça que furto de energia é crime, pode trazer riscos à segurança das pessoas, prejudica direta­mente a população com ins­tabilidade no fornecimento de energia e é perda de arrecada­ção de impostos importantes para manter serviços públicos no município.

Clientes da concessionária podem contribuir – de for­ma sigilosa – para o combate às irregularidades por meio do aplicativo “CPFL Ener­gia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail
denunciafraude@cpfl.com.br.

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