Tribuna Ribeirão
Saúde

Sarampo e pólio – Campanha acaba nesta sexta-feira

ALFREDO RISK

A campanha de vacinação contra sarampo (vacina trí­plice viral que protege contra a doença, caxumba e rubéo­la – SCR) e poliomielite para crianças na faixa etária de um ano a cinco anos incompletos (quatro anos, onze meses e 29 dias) termina nesta sexta-feira, 28 de setembro, e a Secretaria Municipal da Saúde ainda não recebeu notificação para mais uma possível prorrogação.

A campanha já havia sido prorrogada outras vezes – o pra­zo original era 31 de agosto. A última extensão foi determina­da pela Secretaria do Estado da Saúde, com base em orientação do Ministério da Saúde, para as cidades que não atingiram a meta de imunizar 95% do públi­co-alvo. No entanto, as crianças continuarão a ser vacinadas na rotina da pasta, conforme Ca­lendário Nacional de Vacinação, em todos os postos com salas de vacinação da cidade.

Levantamento divulgado no dia 18 pela Divisão de Vigi­lância Epidemiológica da pasta municipal aponta que Ribeirão Preto vacinou 26.790 crianças, cobertura de 86% do público-al­vo, formado por 30.108 crianças. “Pedimos aos pais e responsá­veis que aproveitem a prorroga­ção da campanha e levem seus filhos aos postos de saúde para evitar problemas mais graves no futuro”, alerta a coordenadora do programa de Imunização de Ribeirão Preto, Mayra Fernanda de Oliveira. O secretário da Saú­de alerta a população para pro­curar as salas de vacina.

“As pessoas entram e saem da cidade e a maior preocupa­ção que devemos ter é levar as crianças para serem vacinadas. Precisamos conscientizar, insis­tir com os pais para que levem seus filhos para se imunizarem e atualizarem suas carteiras de va­cinação. Só assim vamos manter a cobertura vacinal que conquis­tamos e não correremos riscos”, orienta Sandro Scarpelini.

A Secretaria Municipal da Saúde tem 35 salas de vacinas que permanecem abertas, das oito às 17 horas, também du­rante a semana, de segunda a sexta feira. Os horários são variados e conforme o funcio­namento de cada unidade. A relação completa está no site www.ribeiraopreto.sp.gov.br. Até 10 de setembro, 1.673 ca­sos de sarampo foram confir­mados em todo o país.

Em todo o território paulista, 14 regiões ultrapassaram as me­tas, mas até dia 14 três ainda pre­cisavam aumentar as coberturas: a Grande São Paulo, onde o per­centual de vacinação contra pó­lio era de 94,5%, e 93,8% contra sarampo. Na de Campinas, de 94%, e 93,6%, respectivamente. Já na região de Ribeirão Preto, a cobertura era de 93,4% contra paralisia infantil e de 92,6% con­tra sarampo. Na área de atuação do Departamento Regional de Saúde (DRS-13), que abrange Ribeirão Preto e mais 25 cida­des, a meta é imunizar 68.369 meninos e meninas.

Não há registro de casos de paralisia infantil em São Paulo há 30 anos e, desde 2000, não existem casos autóctones de sarampo no Estado. Em todo o Brasil, a campanha atingiu a meta de imunizar 95% do pú­blico-alvo estabelecida pelo governo federal. Enquanto a média geral de vacinação con­tra sarampo foi de 95,3%, a de poliomielite ficou em 95,4%. No total, 21,4 milhões de doses foram aplicadas, beneficiando 10,7 milhões de crianças.

Postagens relacionadas

Autotestes não serão distribuídos pelo SUS

William Teodoro

Solo de dança contemporâneo “Essa Maria Não Sou Eu” terá duas apresentações em RP

Redacao 5

Ribeirão Preto oferece vacinação contra pneumonia

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com