Tribuna Ribeirão
Saúde

Saúde começa a vacinar gestantes


Reprodução
 O imunizante é indicado para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez e está disponível em todas as 39 salas de vacina da rede municipal de saúde

Imunização é indicada para grávidas a partir da 28ª semana de gestação e mira proteção de recém-nascido; vacinação começa hoje



Ribeirão Preto dá início nesta terça-feira, 9 de dezembro, à aplicação da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) em todas as 39 salas de vacina da rede municipal. O município recebeu 2.005 doses enviadas pelo Ministério da Saúde, e novos lotes serão encaminhados ao longo das próximas semanas.

O imunizante é indicado para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez.

A estratégia faz com que os anticorpos produzidos pela mãe sejam transferidos para o bebê, garantindo proteção nos primeiros meses de vida, período considerado crítico para quadros graves provocados pelo vírus.

Responsável por episódios frequentes de bronquiolite e pneumonia em lactentes, o VSR é apontado como a principal causa de hospitalizações respiratórias em bebês no país, sobretudo durante o outono e o inverno. A oferta da vacina no Sistema Único de Saúde (SUS) é considerada um importante marco por pediatras, já que, até recentemente, a proteção estava restrita ao setor privado.

“A inclusão desta vacina na rotina de pré-natal representa avanço na prevenção de internações pediátricas, historicamente altas em períodos de maior circulação viral”, afirma Luzia Márcia Romanholi Passos, subsecretária de Vigilância em Saúde. 

Com a medida, gestantes que fazem acompanhamento pré-natal nas unidades básicas poderão receber a vacina sem necessidade de agendamento, desde que dentro da faixa recomendada.

A orientação é que procurem a sala de vacinação mais próxima e apresentem documento de identificação e carteira de vacinação, se houver.

O Ministério da Saúde começou a distribuir os ltes no dia 2.. São 673 mil doses enviadas a todas as unidades da federação para imunização gratuita pelo SUS. O Estado de São Paulo recebeu 134.555 doses.

O ministério informa que não há restrição de idade para a mãe. A recomendação é tomar dose única a cada nova gestação. 

Em 2025, até 22 de novembro, o Brasil registrou 43,2 mil casos de síndrome respiratória aguda grave (Srafg) causados pelo VSR. Os resultados do estudo Matisse (sigla em inglês para Maternal Immunization Study for Safety and Efficacy) confirmam o benefício da vacinação.

Nas UBSs, a orientação para as equipes é verificar e atualizar a situação vacinal das gestantes, incluindo as imunizações contra a influenza e covid-19, uma vez que a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) pode ser administrada simultaneamente com esses imunizantes.



Doses – O Ministério da Saúde comprou 1,8 milhão de doses do imunizante, incluindo as entregas do início de dezembro. As demais seguirão o calendário firmado pela pasta com estados e municípios. Na rede privada, a vacina pode custar até R$ 1,5 mil.

A incorporação da vacina no SUS foi possível após acordo entre o Instituto Butantan e o laboratório produtor do imunizante, que assegurou a transferência de tecnologia ao Brasil.

Com isso, o país poderá fabricar o imunizante, ampliando a autonomia e o acesso da população a essa proteção contra o vírus.

Postagens relacionadas

CPF será 
número de identificação no cartão do SUS

Redacao 5

Estudo indica que vacinas aumentam proteção de quem já teve covid-19

William Teodoro

USP RP oferece curso de aperfeiçoamento em fitoterapia clínica

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com