Tribuna Ribeirão
Saúde

Saúde: Como melhorar o sono em tempos de estresse alto

Foto: Damir Spanic / Unsplash

Hoje em dia é muito difícil encontrar alguém que nunca passou por momentos de alto estresse. Esse é um mal do século que pode ser desencadeado por inúmeros motivos como alta carga de trabalho, ansiedade e problemas familiares e financeiros.

Dentre os males causados pelo estresse um dos mais comuns é a insônia e dormir mal não somente prejudica a saúde, como também gera alterações de humor, indisposições e faz com que a qualidade de vida diminua em grandes proporções.

Se você está passando por esse problema saiba que ele tem solução e que mesmo estando estressado é possível ter uma noite de sono tranquila e acordar bem no outro dia.

Para te ajudar com isso, preparamos uma lista do que você deve fazer para dormir melhor mesmo em tempos de alto estresse.

1 – Evite o consumo de cafeína

O café é muito conhecido pela sua capacidade de espantar o sono e dar mais disposição durante o dia a dia. Por isso, ele é tão consumido pela manhã ou após o almoço.

Porém, quem está passando por períodos de insônia deve evitar essa bebida após às 18h, já que essa é uma substância estimulante que tornará o processo de pegar no sono mais difícil.

2 – Desligue os eletrônicos

Um dos maiores erros que as pessoas cometem antes de dormir é se deitar e ficar assistindo televisão ou mexendo no celular. O excesso de informações desses aparelhos faz com que o cérebro se mantenha altamente ativo e o processo de relaxar para dormir acaba se tornando mais difícil.

Além disso, a luminosidade do celular ou da TV é associada com a luz do dia, o que impede que o corpo entenda que é o momento de dormir e assim a insônia se instala.

3 – Crie um ambiente adequado para dormir

É muito mais fácil pegar no sono em uma cama confortável e em um quarto escuro e silencioso do que em um local com pouco conforto, barulhento e claro. Dessa forma, uma boa maneira de acabar com a insônia é deixando o local de dormir o mais adequado possível para isso.

Então, escolha em um travesseiro confortável e da altura certa, se possível deixe o quarto em uma temperatura amena e use protetores auriculares caso julgue necessário.

Pode-se também fazer uso de óleos essenciais que deixam um aroma no ambiente propicio para uma boa noite de sono. Exemplos disso são o óleo de camomila e de lavanda que podem ser colocados em difusores de aroma ou no próprio travesseiro.

4 – Pratique exercícios durante o dia

A prática de exercícios é muito benéfica para diminuir o estresse e também auxilia no combate a insônia.

As atividades físicas fazem com que haja um gasto de energia e com que o corpo fique cansado. Graças a isso, será mais fácil de pegar no sono à noite.

Mas fique atento para o horário em que você irá se exercitar. Caso os exercícios sejam realizados muito tarde os hormônios liberados durante a atividade irão manter o corpo ativo e será difícil de dormir. Então o ideal é que isso seja realizado no mínimo seis horas antes de ir para a cama.

VEJA TAMBÉM

SUS teve recorde com 14,7 milhões de cirurgias eletivas em 2025

William Teodoro

SUS oferece vacina contra bronquiolite para bebês prematuros

William Teodoro


Anvisa aprova duas novas 
indicações da semaglutida

Redacao 5

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com