A prefeitura de Ribeirão Preto lançou a campanha do Outubro Rosa 2025 com foco no rastreamento e no diagnóstico precoce do câncer de mama. O grande destaque da ação é a abertura de 1.200 vagas extras para mamografias, que podem ser agendadas de forma simples e rápida pelo link https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/saude/.
As vagas são destinadas a mulheres e homens trans de 40 a 74 anos, que não apresentem queixas clínicas e tenham realizado o último exame há mais de dois anos. O agendamento garante a realização da mamografia de rastreamento em até três meses.
Em casos em que a paciente apresenta dor ou nódulos, o exame deve ser solicitado diretamente na unidade de saúde de referência, com prioridade no agendamento do diagnóstico. Com a campanha deste ano, a pasta tem o objetivo de aumentar em 10% o número de exames realizados em 2024, o que representa aproximadamente 1.500 testes a mais.
No ano passado, Ribeirão Preto realizou 14.693 exames de mamografia na faixa etária de 40 a 74 anos. Já em 2025, até julho, foram feitas 9.635 mamografias de rastreamento em mulheres de 40 a 74 anos. Segundo a pasta, a expectativa é que a ampliação das vagas, somada às ações de conscientização, aumente o acesso da população ao exame e contribua para a detecção precoce do câncer de mama.
Além do agendamento online, a programação do Outubro Rosa contará com atividades presenciais de sensibilização, distribuição de materiais educativos e oferta de agendamento de mamografia. A programação começa neste domingo, 5 de outubro, na avenida Nove de Julho, no evento “Viva a Nove!”, das nove às 12 horas. O restante pode ser consultado no site da prefeitura.

