A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, deu início à distribuição de canetas de insulina permanentes entregues pelo Ministério da Saúde para pacientes da rede pública. A iniciativa moderniza o cuidado com pessoas com diabetes, oferecendo mais comodidade, durabilidade e eficiência no tratamento.
A substituição das canetas descartáveis – cuja produção foi encerrada – está sendo realizada gradualmente nas unidades de saúde do município. A Unidade Básica Distrital de Saúde Doutyor Italo Baruffi (UBDS Castelo Branco) é uma das primeiras a realizar a entrega do novo dispositivo.
Farmacêuticos capacitados estão orientando os usuários sobre o uso correto, armazenamento e cuidados necessários. “Essa mudança é segurança e garante a qualidade e continuidade no tratamento, com a vantagem de um dispositivo mais moderno e prático”, explica Fernanda Ferreira Costa, da equipe técnica do Departamento de Assistência à Saúde da População (Dasp).
Segundo ela, algumas unidades ainda possuem canetas descartáveis em estoque, que serão utilizadas conforme a demanda até o fim da transição. As novas canetas permanentes têm validade de até três anos. Para retirá-las, o paciente deve assinar um termo de compromisso, assumindo a responsabilidade pelo uso e conservação do equipamento.
Caso ocorra a perda, será necessário apresentar um boletim de ocorrência na delegacia de Polícia ou no sistema online da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) para solicitar a substituição. Em situações de dano ou defeito, a peça será submetida à avaliação técnica da equipe de saúde.
Mensalmente, os pacientes seguirão retirando apenas os insumos complementares – agulhas e tubetes – nas farmácias das unidades. Todos os profissionais envolvidos no atendimento estão sendo capacitados, assegurando um acompanhamento qualificado e humanizado.

