Tribuna Ribeirão
Geral

Saúde intensifica ações de prevenção a hepatites

Além dos testes oferecidos diariamente nas unidades de saúde, a pasta contará com ações extramuros para ampliar o acesso ao diagnóstico precoce (Divulgação)

Em alusão ao Julho Amarelo, mês dedicado à conscientização e combate às hepatites virais, a Secretaria Municipal da Saúde irá intensificar as ações de testagem. Além dos testes oferecidos diariamente nas unidades de saúde, a pasta contará com ações extramuros para ampliar o acesso ao diagnóstico precoce.

No dia 23, equipes da Unidade de Saúde da Família (USF) Doutor Álvaro Panazzolo, na Vila Albertina, Zona Norte, vão oferecer testes rápidos para hepatites B e C no hipermercado Atacadão localizado na avenida Eduardo Andrea Matarazzo nº 4.015, a Via Norte. A ação acontecerá entre oito horas e 11h30.

Já no dia 26, profissionais da saúde estarão na rua Javari, em frente ao nº 4.525, com o objetivo de realizar cerca de 300 testagens rápidas, das oito às 17 horas. Outra ação extramuro acontecerá no dia 28, na praça XV de Novembro, com um Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) itinerante.

Além da coleta, a população receberá informações sobre as formas de prevenção e transmissão. As pessoas que tiverem resultado positivo serão encaminhadas para tratamento. A transmissão da hepatite A ocorre principalmente pela via fecal-oral, por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados.

Já as hepatites B e C são transmitidas pelo contato com sangue contaminado, em relações sexuais desprotegidas ou de mãe para filho durante a gestação ou parto. A principal forma de prevenção é a vacinação: a vacina contra hepatite A está disponível para crianças de 15 meses a 5 anos incompletos, enquanto a vacina contra hepatite B é recomendada desde o nascimento e oferecida a pessoas de todas as idades que não foram vacinadas.

Além disso, hábitos de higiene, consumo de água potável, uso de preservativos e não compartilhar objetos pessoais são medidas fundamentais para evitar a infecção. Dados da Vigilância Epidemiológica mostram que, em 2024, foram confirmados 64 novos casos de hepatite B, 67 novos casos de hepatite C e 4 novos casos de hepatite A.

Postagens relacionadas

Na Jornada Mundial da Juventude, papa Francisco lembra São Oscar Romero

Redação 1

PUBLICIDADE: Fórmula Ribeirão – Academia Completa

Redação 1

Larga Brasa

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com