Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Saúde tem 38 salas abertas neste ‘Dia D’ de vacinação

Diante da baixa adesão à vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), SES-SP emitiu alerta para pais e responsáveis sobre a importância da imunização contra o vírus (Fernando Gonzaga)

O Ministério da Saúde promove neste sábado, 18 de outubro, o Dia D de mobilização nacional pela vacinação. Tradição da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o evento celebra a saúde e a cidadania, oferecendo gratuitamente vacinas para crianças e adultos, além de atividades culturais, ações de divulgação científica e iniciativas de promoção da saúde. O slogan deste ano é Vacina é vida.

A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, participa da Campanha Nacional de Multivacinação 2025, que ocorre em todo o país até o dia 31 de outubro. O objetivo é atualizar a carteira de vacina de toda a população, sobretudo crianças e adolescentes de até 15 anos, garantindo a proteção contra diversas doenças e contribuindo para o alcance das metas de cobertura vacinal.

Neste sábado, todas as 38 unidades de saúde com sala de vacina estarão abertas especialmente para atender a população. Em Ribeirão Preto, além do público-alvo nacional, o Dia D também contemplará a vacinação contra o HPV para adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina.

A iniciativa segue as recomendações emitidas pelo Ministério da Saúde, reforçando o compromisso do município com a prevenção do câncer de colo do útero e de outras doenças relacionadas ao vírus. A cobertura vacinal contra o HPV está em 73,7% entre as meninas e 61,2% entre os meninos no município.

Outro foco em Ribeirão Preto está na vacina contra a influenza, cuja cobertura vacinal no público prioritário (idosos, crianças e gestantes) está em 51,23%. Atualmente, o município conta com 38 salas de vacinas, que funcionam de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde, com exceção dos finais de semana e feriados, em horários distintos.

Para se vacinar, basta comparecer à unidade mais próxima com documento de identificação e a carteira de vacinação, se houver. De acordo com Mayra Fernanda de Oliveira, coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, a campanha é uma oportunidade importante para que pais e responsáveis verifiquem se as doses das crianças e adolescentes estão em dia.

“A vacinação é uma das formas mais eficazes de proteger a saúde e evitar o retorno de doenças que já foram controladas. Nosso objetivo é facilitar o acesso e incentivar as famílias a manterem a imunização atualizada”, destaca. Mais informações sobre os locais de vacinação estão disponíveis no site da prefeitura de Ribeirão Preto: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/saude/salas-vacinas.

“Essa estratégia é importante, pois facilita o acesso à vacinação, incentiva a população a manter a caderneta vacinal atualizada e reduz a transmissão de doenças imunopreveníveis. O Dia D é uma oportunidade para que pais e responsáveis atualizem as vacinas das crianças e adolescentes”, afirma Tatiana Lang, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP).

A campanha de multivacinação, lançada no último dia 6, vai até o dia 31 de outubro e disponibiliza, todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, sendo elas, BCG; hepatite B; penta; poliomielite inativada; rotavírus; pneumocócica 10 valente (conjugada); meningocócica C (conjugada) / meningocócica ACWY (conjugada); influenza; covid-19; febre amarela; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); varicela; DTP; hepatite A e HPV.

Diante da baixa adesão à vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), a SES-SP emitiu alerta para pais e responsáveis sobre a importância da imunização contra o vírus, responsável por diversos tipos de câncer. A nota da Secretaria de Estado da Saúde destaca principalmente a imunização dos meninos.

De acordo com a pasta, a cobertura vacinal de garotos entre 9 e 14 anos é de apenas 67,6%, com 1.137.373 doses aplicadas em uma população de 1.682.592 pessoas. Entre meninas, a cobertura é de 80,2%, com 1.291.229 doses aplicadas em 1.610 202 jovens.

 

Postagens relacionadas

Daniel Silveira – Bolsonaro tem 10 dias para explicar indulto

William Teodoro

UNAERP – Processo seletivo 2020

Redação 1

PUBLICIDADE: Seja nosso Herói

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com