Com o objetivo de reforçar a segurança os postos de saúde que atendem casos de urgência e emergência 24 horas em Ribeirão Preto, a Secretaria Municipal da Saúde iniciou a instalação de câmeras de monitoramento nesses locais.
As Unidades de Pronto Atendimento Doutor João José Carneiro (UPA Oeste, no Sumarezinho) e Doutor Luis Atílio Losi Viana (UPA Leste, na avenida Treze de Maio, no Jardim Paulistano), já iniciaram a instalação dos novos equipamentos.
A proposta é expandir a medida para os outros dois postos 24 horas: a Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS, também chamada de UPA Sul) Doutor Marco Antônio Sahão, na Vila Virgínia; e Unidade de Pronto Atendimento Nelson Mandela (UPA Norte, no Adelino Simioni).
As câmeras foram instaladas, exclusivamente, em áreas comuns, como recepções, corredores e áreas externas. No total, são 32 equipamentos em cada uma das unidades. Nenhum aparelho foi posicionado em consultórios, salas de exame ou ambientes que comprometam a privacidade dos pacientes.
O sistema segue as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e normas técnicas aplicáveis ao ambiente hospitalar. O acesso às imagens é restrito a equipes técnicas devidamente autorizadas, com rastreabilidade e controle.
Além de promover a segurança de usuários e profissionais de saúde, as câmeras também têm como finalidade coibir atos de vandalismo e garantir maior transparência no atendimento ao público. A ampliação da iniciativa para as outras UPAs já está em fase de planejamento e deve ocorrer nas próximas semanas.
No Hospital Santa Lydia, também foram instaladas 24 das 100 câmeras previstas. “A instalação desses equipamentos é uma medida de proteção. Estamos cuidando de quem cuida e também garantindo um ambiente mais seguro e acolhedor para a população”, destaca Mauricio Godinho, secretário municipal da saúde.

