A Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Saerp) lançou o Plano SOS Falta d’Água, uma força-tarefa criada para ampliar a eficácia no atendimento à população durante o período de estiagem, quando aumentam as ocorrências de desabastecimento na cidade.
O programa oferece um canal direto de comunicação com a população por meio da Central de Atendimento da Saerp – 0800 115 0 115, que funciona 24 horas. Todas as solicitações são registradas e direcionadas ao SOS Falta d’Água, com acompanhamento em tempo real até a normalização do abastecimento. Além disso, o plano prevê equipes operacionais especializadas, que atuam exclusivamente no atendimento de casos de falta de água de forma ininterrupta – inclusive aos fins de semana e madrugadas.
O objetivo é garantir mais agilidade na solução dos problemas e reduzir impactos à população. A Saerp ressalta que a falta de água pode ter múltiplas causas, além do aumento do consumo em períodos de estiagem. Entre elas: vazamentos em vias públicas, falhas elétricas da concessionária de energia, problemas em bombas de poços, além de questões pontuais relacionadas a hidrômetros, cavaletes ou vazamentos internos em residências.
Por isso, o uso do canal SOS Falta d’Água é essencial. Além de acelerar o atendimento, o registro permite identificar se a ocorrência é isolada ou envolve uma região inteira, facilitando a tomada de decisões e a antecipação de ações de manutenção. Investimentos estruturais – “O SOS Falta d’Água garante resposta emergencial rápida às ocorrências, mas sabemos que a solução definitiva exige tempo e investimentos.
Por isso, já temos projetos em andamento para construção de novos poços, reservatórios e ampliação de redes, medidas prioritárias da Saerp e da prefeitura”, afirma o secretário da Saerp, enge nheiro José Rui Bonatto. As equipes do SOS Falta d’Água realizam inspeções de redes e instalações, avaliação de poços e reservatórios, investigação de vazamentos, reparos emergenciais, ajuste de pressão, troca de componentes, recuperação de vazões e monitoramento de indicadores de abastecimento, entre outras ações.
A Saerp reforça que a participação da população é fundamental para garantir a eficiência do serviço. O contato também pode ser feito pelas redes sociais. O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da Saerp recebeu, no primeiro semestre deste ano, 53.398 telefonemas.
Segundo o levantamento, entre os serviços mais solicitados pelos consumidores está a falta d’água: são 10.419 reclamações e pedidos de reparo na rede. Representam 19,51% do total, 60 por dia, mais de duas por horas. Outros 14.002 atendimentos envolvem leitura do hidrômetro (26,22%) e 6.987 tratam de vazamentos (13,08%).
Atualmente Ribeirão Preto tem 217 mil ligações de água e 207 mil de esgoto, com cerca de 2.062,84 quilômetros de redes e interceptores. São 120 poços artesianos que captam água exclusivamente do Aquífero Guarani. De acordo com a secretaria, os vazamentos de água e esgoto são solucionados, em média, em três dias a partir do registro da solicitação, assim como os serviços de leitura, cavalete e hidrômetro. Em relação à falta de água, o tempo para resolução depende do serviço necessário. A troca de bomba geralmente é concluída em doze horas.
O reparo em adutora demora menos tempo. No dia 8 de julho, o prefeito Ricardo Silva (PSD) anunciou investimentos de R$ 43.745.379,73 em obras de abastecimento de água da cidade. Deste total, R$ 21.245.379,73 serão oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal – 48,57% – e R$ 22,5 milhões de empréstimo do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), junto à Caixa Econômica Federal – 51,43%.

