Tribuna Ribeirão
DestaquePolíciaRegião

Segunda “saidinha” já começou e presos são notados nas cidades

TJSP manteve o benefício da saída temporária de junho, mesmo com a derrubada dos vetos presidenciais proibindo o benefício

60 presos aproveitaram a última "saidinha" de 2024 e fugiram (Foto: Max Gallão Mesquita)

Por: Adalberto Luque

Milhares de presos saíram às ruas de cidades do estado de São Paulo na manhã desta terça-feira (11). Eles foram beneficiados pela segunda saída temporária do ano. A saída vai de 11 a 17 de junho. Dezenas de presos foram vistos próximos à Rodoviária de Ribeirão Preto e o comentário nas redes sociais não foi outro, senão a polêmica saidinha.

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) vai manter o benefício da saída temporária de presos. Um projeto acabando com a “saidinha” foi aprovado no Congresso Nacional em 12 de março. Na ocasião, o secretário de Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite, pediu exoneração da pasta para reassumir seu mandato como deputado federal e coordenar as ações pela aprovação.

No dia 11 de abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou com vários vetos o projeto, mantendo o benefício como forma de ressocialização dos detentos. No dia 28 de maio, o Congresso virou o jogo e derrubou os vetos de Lula, retomando o rigor do projeto.

Na teoria, a Lei já passa a vigorar após a derrubada dos vetos presidenciais. Porém, o TJSP informou que, por ora, não houve alteração da Portaria 02/2019 do Departamento Estadual de Execução Criminal, que regulamenta as saídas temporárias. “Portanto, a data da próxima saída temporária, qual seja, 11 de junho, está mantida”, relata o TJSP.

A SAP não informou o número de beneficiados pela segunda saída temporária do ano (Foto: Max Gallão Mesquita)

O órgão também abordou as autorizações. “Quanto ao deferimento das autorizações para saída temporária, trata-se de questão jurisdicional. Portanto, serão decididas pelos juízes do Deecrim que cuidam das execuções de pena em regime semiaberto e que avaliarão caso a caso. Não é possível adiantar futuras decisões, porque a concessão dos benefícios segue alguns requisitos que serão verificados pelos magistrados no momento oportuno, assim como serão analisados os reflexos da alteração legislativa para cada caso.”

Sem informação

A reportagem do Tribuna Ribeirão pediu à Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) a informação de quantos presos foram beneficiados com a “saidinha” de junho na região de Ribeirão Preto e em todo o Estado. A solicitação foi encaminhada por e-mail na sexta-feira (7) pela manhã, mas a SAP não respondeu aos questionamentos até a publicação deste texto.

Postagens relacionadas

Homem é preso com muitas porções de drogas em RP

Luque

Projeto quer tratar água de esgotos sanitários

William Teodoro

Carro colide com ônibus no centro de Ribeirão

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com