Por: Alfredo Risk e Adalberto Luque
Seis pessoas foram presas, na manhã desta quarta-feira (13), no âmbito da Operação Ribeirão. Elas são investigadas por integrar uma grande organização criminosa que trafica drogas e movimenta milhões.
As investigações tiveram início após a prisão de quatro pessoas por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo. A prisão ocorreu em junho de 2024. Os quatro foram presos e condenados, mas as investigações prosseguiram.
A Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes da Divisão Especializada de Investigações Criminais (DISE/DEIC) monitorou as ações de outras pessoas ligadas aos condenados e, nesta quarta-feira, realizaram a operação.
Segundo o delegado Diógenes Santiago, a investigação apontou que as pessoas estavam envolvidas com o grupo preso e operavam um esquema para lavagem de dinheiro, movimentações bancárias, manipulação de capitais, compra e recebimento proveniente do tráfico de drogas, sempre em grandes valores.

“Num bar do Ipiranga [zona Norte] detectamos movimentação bastante atípica de entrada e saída de dinheiro ligado ao tráfico de drogas. E apenas num espaço de seis meses movimentou mais de 4 milhões de reais. Hoje, cumprindo mandado de busca com o proprietário do bar, foram apreendidos mais de 38 mil reais em espécie, bem como apreendidas algumas máquinas de caça-níqueis no interior daquele bar”, revelou Santiago.
Os investigados, além de operar contas bancárias usadas para pagamento e recebimento de dinheiro ilícito, também negociavam drogas com a associação criminosa de forma constante e em grandes quantidades. O delegado também informou que, durante as investigações, constatou-se que o grupo movimentou aproximadamente 4 toneladas de maconha e cocaína em 2024.
“Também foi preso, de forma temporária, o responsável por um estabelecimento comercial que fazia o comércio legalizado de microtubos (produtos farmacêuticos). Porém, as investigações demonstraram que ele tinha ciência de que estaria fornecendo esses microtubos para traficantes da cidade de Ribeirão Preto e região), observou o delegado.

A operação, que reuniu 70 policiais civis e 20 viaturas, teve por objetivo cumprir 7 mandados de prisões temporárias e 17 de busca e apreensão. De acordo com o delegado, seis pessoas foram presas temporariamente e levadas até a sede da DISE/DEIC para prestar depoimento. Depois seguirão para uma unidade prisional, ficando à disposição da Justiça.
Foram presos três homens e três mulheres. Além de 14 máquinas caça-níqueis, foram apreendidos também 2,3 milhões de microtubos vazios e R$ 38.200 em cédulas, escondidas na casa do dono do bar ligado ao grupo.
Para Santiago, não resta dúvida de que os presos da Operação Ribeirão estão diretamente ligados aos presos em 2024, do fornecedor de microtubos, do que empresta a conta bancária para movimentação, das pessoas que fazem os recebimentos e movimentam tais contas e daqueles que negociavam a compra e venda dos entorpecentes. As investigações prosseguem.
_____
Jornal Tribuna Ribeirão
Um Jornal com a cara de Ribeirão!
Impresso | WEB | Redes sociais
Tribuna Ribeirão – Fone: (16) 3632-2200 – Whatsapp: (16) 98161-8743
Av. Barão do Bananal, 880 – Jardim Anhanguera, Ribeirão Preto
@tribunaribeirao
@meiaderibeirao
@dinoderibeirao
#TribunaRibeirão
#News
#Notícia
#RibeirãoPreto #NotíciasDeRibeirãoPreto
#ClassificadosTribunaRibeirão
#Jornalismo
#ClassificadosRibeirão

