Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

Síndrome de Haff: causador de surto da “doença da urina preta” pode ter sido descoberto

A Síndrome de Haff, também conhecida como “doença da urina preta”, teve surtos recentes em alguns estados brasileiros, principalmente Amazonas e Bahia. No entanto, as causas desse aumento de casos ainda eram incertas, por isso, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-BA) e a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador voltaram a analisar pacientes que tiveram a doença entre o começo de 2016 e 2021 no estado.

O estudo publicado no periódico Lancet Regional Health – Americas concluiu que a “doença da urina preta” é causada principalmente pela absorvição de biotoxinas e metais pesados através do consumo de peixes contaminados.

As toxinas foram encontradas majoritariamente nas espécies de peixes tambaqui, badejo e arabaiana, e ainda em alguns crustáceos como lagostas e camarões. É importante ressaltar que para a doença ser causada é necessário que o animal esteja contaminado.

Causas da “doença da urina preta”

A pesquisa ainda diz que o consumo de determinados medicamentos ou de diretamente alguns metais pesados pode causar a “doença da urina preta”. Por isso, cada caso precisa ser avaliado individualmente.

Os resultados ainda mostram que o escurecimento da urina é causado pela rabdomiólise. Basicamente, em pacientes com a doença, ocorre uma quebra do tecido muscular que libera essa toxina no sangue. O corpo então tenta eliminar através da urina, o que causa o escurecimento.

A Fiocruz também explica que não há uma conclusão para o que causa a intoxicação dos peixes, mas a principal teoria é de que eles acumulam essas toxinas em seus corpos através do consumo de alimentos e organismos.

Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas da “doença da urina preta” incluem náuseas, fraqueza nas pernas e tontura. A condição pode causar insuficiência renal que, se não tratada, pode levar ao óbito.

Via Olhardigital

VEJA TAMBÉM

Lei do licenciamento ambiental entra em vigor com ações no STF

William Teodoro

Janeiro tem número de focos de calor duas vezes maior que a média

William Teodoro

LIDE Futuro Ribeirão Preto abre a agenda de 2026

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com