Jornal Tribuna Ribeirão

‘40tena Cultural’ – Educação é tema de três atividades

Neste mês de julho, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto irá deba­ter, durante as atividades do projeto “40tena Cultural”, o tema “Educação para todos”. A programação da semana inclui conversas sobre edu­cação como objeto de trans­formação, o quadro fixo ‘De­fenda seu Best’, com a obra de Byung-Chul “Sociedade do Cansaço”, e contação de his­tórias no sábado, 17 de julho.

A programação come­ça nesta quarta-feira (14), às 20 horas, com o bate-papo “Educação como transforma­ção”, com Vinícius Santana, o Vinaum (ou Vinão), que é graduando em Filosofia pela Unicamp, pesquisador a nível de IC em História da Filosofia Antiga Ocidental (Ética a Ni­cômaco, de Aristóteles) e um dos apresentadores do podcast “Quebrada Cult”. O debate será mediado pela graduada em Letras e professora de Língua Portuguesa, Letícia Caroni.

“Defenda Seu Best”
Já na quinta-feira (15), às 20 horas, acontece o tradicio­nal quadro fixo “Defenda seu Best”. Para o debate deste mês, a obra escolhida foi “Socie­dade do Cansaço”, de Byung­-Chul Han. Para saber o moti­vo da obra ser tão relevante e aclamada, estarão juntos neste encontro online o professor e youtuber, Audino Vilão, que é também estudante de His­tória e amante de Filosofia; e Matheus Arcaro, mestre em Filosofia contemporânea, professor, artista plástico, pa­lestrante e escritor.

Publicado em 2010, o livro do sul-coreano Byung-Chul Han demonstra que a socie­dade disciplinar e repressora do século XX, descrita por Michel Foucault, perdeu es­paço para uma nova organi­zação coercitiva: a violência neuronal. Segundo a obra, são as pessoas que se cobram cada vez mais para apresentar resultados, tornando-se mais vigilantes e carrascas das pró­prias ações.

Tudo isso em uma época, segundo o autor da obra, em que seria possível trabalhar menos e ganhar mais. O livro aborda a onda do “eu con­sigo” e do “yes, we can” que tem gerado um aumento sig­nificativo de doenças como depressão, transtornos de per­sonalidade, síndromes como hiperatividade e Burnout.

No sábado (17), às 16 ho­ras, acontece a contação de histórias “Da renovação da vida”, com Thayame Porto. A atividade foi reagendada de­vido a problemas técnicos. A história foi inspirada na obra de Cidinha da Silva, autora participante do projeto Com­binando palavras durante a 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), que acontece em agosto deste ano.

Deixe o seu comentário:

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com