Os fãs do automobilismo que forem ao RibeirãoShopping vão encontrar dois carros de Fór­mula 1 em exposição no Setor Imigrantes: uma réplica da Lotus que foi pilotada por Ayrton Sen­na e um carro de corrida movi­do por comandos cerebrais pro­metem despertar a atenção dos clientes do empreendimento.

Com o carro da Lotus, Ayr­ton Senna ganhou suas duas primeiras corridas na Fórmula 1, em 1985, nos GPs de Portugal e Bélgica, conquistando também as primeiras sete poles da carrei­ra e três voltas mais rápidas. Já o outro carro de corrida foi espe­cialmente projetado para possi­bilitar uma experiência de dire­ção através de um sistema que responde a comandos cerebrais.

Sensores são instalados no capacete do piloto, que por sua vez fica conectado ao motor do veículo. Através de um softwa­re, o mapeamento dos impulsos elétricos produzidos pelas ondas cerebrais do piloto é enviado para um computador de bordo conectado ao sistema de direção.

Na prática, o sistema detec­ta os padrões de pensamento e, quando o pensamento treinado é repetido, o computador de bor­do reage aos acionamentos ne­cessários no sistema de direção. Uma inovação que vem sendo apresentada nas feiras mundiais de tecnologia.

Ayrton Senna da Silva foi três vezes campeão mundial, nos anos de 1988, 1990 e 1991. Foi também vice-campeão no con­troverso campeonato de 1989 e em 1993. Morreu em 1º de maio de 1994, aos 34 anos, durante o GP de San Marino, em Ímola, na curva Tamburello.

Na Lotus, em 1985, ele tinha como parceiro o italiano Elio De Angelis. Senna largou em quar­to na sua primeira corrida pela nova equipe na abertura da tem­porada no Brasil, no circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, mas abandonou a prova devido a problemas elétricos.

Na segunda corrida do ano, o GP de Portugal, disputado no Autódromo do Estoril, em 21 de abril de 1985, conseguiu sua primeira vitória na Fórmula 1, largando na pole position sob pesada chuva. Pilotava o car­ro que está em Ribeirão Preto. Conseguiu sua segunda vitória, também sob chuva, no GP da Bélgica, no circuito de Spa-Fran­corchamps, no mesmo ano.

A Lotus de Ayrton Senna ficará em exposição no Ribei­rãoShopping até domingo, 10 de setembro, e o carro movido por comandos cerebrais até o dia 1º de outubro. O centro de compras fica na avenida Coronel Fernan­do Ferreira Leite nº 1.540, Jardim Califórnia, na Zona Sul de Ribei­rão Preto.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui