FOTO: VINÍCIUS BARROS

A Academia Livre de Música e Artes (Alma) está com vagas abertas para o curso de canto lírico neste primeiro semestre de 2021. Os candidatos poderão re­alizar a inscrição online no site http://www.almarp.com.br/audicao/audicoes-para-o­-curso-de-canto-lirico até 16 de abril. Os interessados pre­cisam ter entre 13 e 18 anos.

O lírico pode ser conside­rado um tipo de canto que está especificamente atrelado aos cantores de ópera e aos cantos sacros. Tamara Pereira é uma das professoras deste curso na Alma e explica que os cantores líricos possuem uma estética vocal diferenciada da voz falada.
“Essa forma de canto é oposta ao canto popular. Os cantores líricos costumam se apresentar em concertos acompanhados de orquestra, grupos de câmara ou piano, na maioria das vezes em es­paços como teatro ou com estrutura específica”, reforça.

As aulas de canto lírico in­dividual acontecem às quar­tas-feiras, com modalidade à distância, com dois horários disponíveis, das 13 horas às 13h50 e das 13h50 às 14h40. O candidato terá de encaminhar material para o e-mail da Aca­demia Livre de Música e Arte.

Para participar deste pro­cesso seletivo, o interessado deve enviar um vídeo cantando uma ária antiga, uma canção de câmara, uma chanson ou um lied, juntamente com seus dados pessoais, contato telefô­nico e e-mail atualizado. Este material deve ser enviado para [email protected] gmail.com, até 16 de abril.

A academia é uma associa­ção privada sem fins lucrativos, que trabalha com a formação inicial e o aperfeiçoamento de jovens talentos, principalmen­te na música, cumprindo seu propósito de oferecer excelên­cia artística a alunos de Ribei­rão Preto e região.

Seus cursos são gratuitos e contam com o apoio de em­presas que utilizam leis de in­centivo para patrocinarem os projetos. A Alma confirma seu compromisso com a arte e se mostra confiante em relação à evolução da educação, do en­sino e do aprendizado, através das mudanças e adaptações necessárias ao momento atual.

A academia é uma associa­ção privada sem fins lucrati­vos, que trabalha com a forma­ção inicial e o aperfeiçoamento de jovens talentos, principal­mente na música, cumprindo seu propósito de oferecer ex­celência artística a alunos de Ribeirão Preto e região. Seus cursos são gratuitos e contam com o apoio de empresas que utilizam leis de incentivo para patrocinarem os projetos.

Em 2021, as atividades da Alma, núcleo Ribeirão Pre­to, estão sendo mantidas pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) do governo estadual, via Secretaria de Cultura e Eco­nomia Criativa, com patrocínio da empresa Usina Alta Mogia­na S/A Açúcar e Álcool (ópera).

Também são parocinado­res a GasBrasiliano (sinfo­nia), Supermercados Saveg­nago, Tereos e Usina Vertente (suíte) e Santa Helena Indús­tria de Alimentos S/A (ária). Além disso, a Alma conta com patrocínios da Ambient – Serviços Ambientais de Ri­beirão Preto, Foz de Jeceba Engenharia Ambiental, Inte­runion e Luiz Tonin Ataca­dista e Supermercados.