Após dois meses, Cápsula da SpaceX retorna à Terra

0
17
DIVULGAÇÃO/NASA

A cápsula da SpaceX que levou dois astronautas norte­-americanos à Estação Espacial Internacional no fim de maio retornou à Terra na tarde des­te domingo, 2 de agosto, após pouco mais de dois meses em órbita. A jornada noturna de volta com os tripulantes Bob Behnken e Doug Hurley durou 21 horas e o pouso ocorreu às 15h49 (horário de Brasília) no Golfo do México, na costa de Pensacola, na Flórida.

No dia 30 de maio, o fo­guete Falcon 9 deixou o solo americano pontualmente às 16h22 (horário de Brasília) e chegou à estação no dia se­guinte, às 11h16. Após o lan­çamento, os astronautas fize­ram uma viagem de 19 horas a bordo da cápsula Crew Dra­gon até atingir o destino.

O lançamento foi um marco histórico: pela pri­meira vez desde 2011 a Nasa realiza uma missão espacial tripulada saindo dos Estados Unidos. É também a primeira vez que uma empresa privada lança astronautas em órbita – até então, apenas as espaço­naves governamentais chega­vam a tais alturas.

Além disso, foi um voo simbólico: o foguete saiu da mesma plataforma de lan­çamento do Centro Espacial Kennedy, na Florida, que içou a tripulação da Apollo 11 à Lua. Junto com a Nasa, a SpaceX, empresa do bilio­nário Elon Musk, fez história: pela primeira vez desde 2011, a agência espacial realizou uma missão tripulada saindo dos Estados Unidos.

“Em nome das equipes SpaceX e Nasa, bem-vindos de volta ao planeta Terra. Obriga­do por pilotar a SpaceX” , disse o controle da missão SpaceX durante a queda. Para a sequ­ência de retorno, propulsores a bordo e dois conjuntos de paraquedas trabalharam au­tonomamente para reduzir a velocidade da cápsula.

Durante a reentrada na atmosfera da Terra, a concha externa da cápsula resistiu a temperaturas de até 1.926ºC, enquanto Behnken e Hurley, vestindo trajes de voo bran­cos da SpaceX amarrados dentro da cabine, experimen­taram 29ºC. A tripulação pas­sará até uma hora flutuando dentro da cápsula antes das equipes da SpaceX e da Nasa os recuperarem para uma viagem de helicóptero em terra. Lá, a dupla passará por exames médicos antes de um voo para Johnson Space Cen­ter em Houston, no Texas.

Comentários