30 C
Ribeirão Preto
20 de abril de 2024 | 14:47
Jornal Tribuna Ribeirão
Para quem mora na região, passeio pode ser feito num fim de semana ou mesmo em um dia, no chamado ‘bate e volta’ (Ken Chu / Expressão Studio)
Início » As belezas de Pedregulho 
DestaqueTurismo

As belezas de Pedregulho 

Pedregulho fica pouco mais de 130 km de Ribeirão Preto. É uma daquelas viagens que pode ser feita num fim de semana ou mesmo no chamado ‘bate e volta’ em um dia, para quem mora na região. O município pertence aos Circuitos Vale do Rio Grande e dos Lagos. Possui uma série de atrativos naturais que encantam seus visitantes com suas belíssimas cachoeiras e formações rochosas que as rodeiam e parques estaduais que preservam fauna e flora. Portanto, uma viagem agradável para quem gosta das belezas da natureza. 

O belo Lago de Furnas é outro destaque e oferece muita diversão para quem gosta de esportes náuticos, mergulho em águas límpidas, além de apreciar as belas formações de espelhos de águas e altas quedas de água formados pela barragem da Usina Hidroelétrica.  

A cidade possui excelente infraestrutura gastronômica e de hospedagem em suas charmosas pousadas e fazendas que acolhem o turista com muita hospitalidade em um clima bucólico e rural de uma cidade que tem muita história para contar, em seus 126 anos de existência. 

História 

Pedregulho foi fundada em 15 de agosto de 1897, pelos fazendeiros Major Antônio Cândido Branquinho, Capitão Elias Moreira e Tenente Salviano que eram donos das terras onde se instalaria uma estação ferroviária da Companhia Mogiana e consequentemente um povoado com o nome de Campo das Pindaíbas, devido a grande quantidade de Xylopia, popularmente conhecida como pindaíba, existente na região.  

O nome Pedregulho veio posteriormente devido à grande variedade de cascalhos, isto é, pedras de cores e tamanhos diferentes. O povoado de Pedregulho, foi elevado a condição de distrito do Município de Igarapava. Conquistando sua emancipação política em 18 de março de 1922. Tornando-se então município, tomando posse seu primeiro prefeito eleito em 12 de março de 1922, Galeno Vilela de Andrade Silva. 

Uma curiosidade, a altitude de Pedregulho chega a 1.049 metros na região central, a 1.064 metros na região do bairro Bela Vista e a 1.089 metros no distrito de Alto Porã. Veja pelas fotos alguns dos belos atrativos do município. 

 

 Caverna Buraco da Odete – O atrativo é abrigado por uma fazenda. No chão aos pés de um morro de 45 metros, a formação possui 15 m de raio e 55 m de profundidade. São dois extensos e largos salões aonde o visitante pode chegar através de rapel e sair por ascensão também em cordas. A entrada de luz solar da caverna propicia um espetáculo de cores entre 10h30min e 15h30minh. 

 

 Cachoeira da Fazenda Paraty – A fazenda que abriga a cachoeira, oferece infraestrutura completa ao visitante para chegar ao local. São 22 km de trilha entre belas paisagens rurais e montanhas. A cachoeira possui 98 m de altura com dois quedas d’água no coração da mata atlântica. O local possibilita a prática de rapel e cascadin. 

 

Lago de Furnas/Usina Hidroelétrica de Furnas – O visitante pode desfrutar o imenso espelho d’água formado pela barragem da usina, praticar mergulho com excelente visibilidade, além de conhecer várias cachoeiras e praticar rapel. 

 

Parque Estadual Furnas do Bom Jesus – A Unidade de Conservação de Proteção Integral é um espaço que preserva seus ecossistemas, sítios geomorfológicos e as paisagens naturais. O local é muito frequentado por estudantes e pesquisadores de Universidades Federais de todo o Brasil. 

Vista do Vale de Pedregulho – O local possibilita uma ampla vista panorâmica da cidade e dos municípios que fazem fronteira, incluindo algumas regiões que fazem divisa com o Sul de Minas. Também é possível avistar uma parte da Serra da Canastra. Você vai se deslumbrar! 

Mais notícias