Até 30 de setembro – Bom Prato mantém refeições gratuitas

0
24
FL PITON/ ARQUIVO

A Secretaria de Desenvol­vimento Social do Estado de São Paulo prorrogou a gra­tuidade na rede Bom Prato para a população em situação de rua, visando garantir a se­gurança alimentar deste pú­blico durante a pandemia da covid-19. Até 30 de setembro, os restaurantes vão permane­cer atendendo gratuitamente as pessoas devidamente cadas­tradas pelos municípios.

Desde o início da pandemia, foram distribuídas mais de doze milhões de refeições em emba­lagens descartáveis na rede Bom Prato, sendo mais de 1,3 milhão de cafés da manhã, 8,7 milhões de almoços e dois milhões de jantares. Deste total, mais de 228 mil foram gratuitas, sendo 55 mil cafés da manhã, 118 mil almoços e 55 mil jantares.

“Enquanto a população se­gue se readequando a retomada consciente e gradual do Plano São Paulo, devemos manter nossas ações de proteção social, amparando as pessoas que mais carecem de atenção. E esta pror­rogação por mais dois meses é uma das grandes contribuições nossas neste período”, ressalta Célia Parnes, Secretária de De­senvolvimento Social do Estado de São Paulo.

A gratuidade nas refeições da rede Bom Prato para pessoas em situação de rua foi iniciada em junho mediante o cadastra­mento das prefeituras e a apre­sentação do cartão com QR Code pelos beneficiários nos restaurantes populares.

A medida contempla 200 pessoas em Ribeirão Preto, segundo dados do Centro de Referência Especializado para Atendimento à População em Situação de Rua (Centro POP), da Secretaria Municipal da As­sistência Social (Semas).

Desde o início de abril, os 59 restaurantes Bom Prato passa­ram por rápidas adaptações com o intuito de servir as refeições para viagem, em embalagens e com talheres descartáveis. O ho­rário de atendimento, durante o período, também foi ampliado para evitar aglomerações – os cafés da manhã são servidos das sete às nove horas,

Os almoços acontecem das dez às 15 horas e jantares das 17h30 às 19 horas, ou enquan­to houver refeições disponíveis. Em Ribeirão Preto, o Bom Pra­to foi inaugurado em 22 de no­vembro de 2005 e fica na rua Saldanha Marinho nº 765, no Centro Velho.

Em dias normais serve 2.050 refeições, sendo 1.750 no almoço a R$ 1 e 300 no café da manhã, a R$ 0,50. A entidade responsável pela unidade é As­sociação Espírita Casas de Be­tânia. Desde sua inauguração, o restaurante já atendeu mais de 4,6 milhões de pessoas. Atu­almente só serve marmitex por causa da covid-19.