Tribuna Ribeirão
DestaqueEducação

Aulas voltam na rede de RP

O ano letivo na rede mu­nicipal de ensino de Ribeirão Preto teve início nesta segunda­-feira, 6 de fevereiro, e termina­rá no dia 21 de dezembro. Será dividido em quatro bimestres, com recesso escolar de 17 a 20 de abril, de 17 a 21 de julho e de 9 a 11 de outubro.

A Secretaria Municipal de Educação administra 31 escolas de ensino fundamental (Emef) com 23.296 estudantes até de­zembro e 105 de educação in­fantil – 26 escolas parceiras ou conveniadas, 36 Centros de Edu­cação Infantil (CEIs) e 43 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) com 22.848 crianças.

Tem ainda o Centro de Educação Especial Egydio Pe­dreschi e a Escola Municipal de Ensino Profissional Básico (Emepb) Doutor Celso Charu­ri – eram 958 matriculados no total – e mais 807 estudantes do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA). São 138 unidades escolares e 47.909 es­tudantes matriculados até o fi­nal do ano passado.

Desde a última quarta-feira, dia 1º, as equipes gestoras e os professores estão desenvolven­do o planejamento para o iní­cio das aulas. “Todas as nossas escolas estão prontas para mais um ano letivo”, afirma o secre­tário municipal da Educação, Felipe Elias Miguel.

“Os uniformes já estão nas unidades para serem entregues logo no primeiro dia de aula, juntamente com os materiais, que vão desde lápis, borracha, cadernos até os livros didáticos”, diz. “Durante o ano passado, in­vestimos na infraestrutura com a compra de novos computado­res, notebooks, projetores e sis­tema de som, novos brinquedos tanto para a educação infantil quanto para as Emefs”, emenda o secretário municipal.

“Concluímos o Auto de Vis­toria do Corpo de Bombeiros em todas as escolas, iniciamos a climatização das salas de aula, atingindo cerca de 70%, e ire­mos finalizar durante este ano. Iniciamos também o projeto do Verdejamento em todas as unidades, com 50% já em im­plantação, tornando mais verdes nossos espaços”, pontua.

Ainda de acordo com o se­cretário Felipe Elias Miguel, o foco do ano passado, que foi na alfabetização dos estudantes da rede municipal, recuperando a defasagem de dois anos na aprendizagem após a pandemia do coronavírus, continua.

“Contratamos mais de 1.500 docentes desde janeiro de 2022, prorrogamos o segundo profes­sor na sala de aula do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, por meio do projeto ‘Todos Juntos’”, diz. Implantado no ano passado, o programa colocou o segundo professor nas salas de aula de 12.252 estudantes.

“A recuperação paralela, que foi uma grande aliada, também continua, bem como as oficinas de matemática e língua portu­guesa. A ampliação da carga ho­rária também contribuiu para o aprendizado, junto da reestrutu­ração da Língua Inglesa, que este ano será iniciada na Educação Infantil, através de brincadeiras e interações”, finaliza.

Plano de expansão
A prefeitura de Ribeirão Preto está investindo mais de R$ 80 milhões em 25 novas es­colas, que serão entregues até o final de 2024. Destas, 13 já fo­ram inauguradas, sendo que a 14ª, foi entregue no sábado (4), a Escola de Educação Infantil Rei Pelé – Edson Arantes do Nascimento, no bairro Reserva Real. Com as novas unidades, serão geradas mais de 6.500 novas vagas para educação in­fantil e ensino fundamental.

Estado
A rede estadual de ensino do Estado de São Paulo iniciou o ano letivo na sexta-feira (3). Segundo o calendário da Secre­taria de Educação (Seduc-SP), as aulas irão até 15 de dezembro e o recesso escolar dos estudantes acontecerá integralmente em ju­lho, do dia 3 ao dia 24. O primei­ro dia de aula letivo foi dedicado ao acolhimento dos estudantes.

Dividido em dois semestres e quatro bimestres, o ano possui 200 dias letivos já levando em consideração os feriados nacio­nais. Em Ribeirão Preto, a rede estadual conta com 83 escolas. A cidade tem mais de 55.000 es­tudantes matriculados nas uni­dades, que atendem alunos dos ensinos fundamental e médio.

Na área de abrangência da Diretoria Regional de Ensino de Ribeirão Preto são 102 esco­las estaduais e mais de 63.000 alunos matriculados. A DRE é composta por mais 13 mu­nicípios: Altinópolis, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Luis An­tônio, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul e Serrana.

Em todo o estado são cerca de 3,5 milhões de alunos em 5,3 mil escolas ligadas à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A área que envolve três das 91 Diretorias Regionais de Ensino tem cerca de 97.000 alu­nos matriculados em 169 escolas da rede estadual, em 32 municí­pios, contando com as DREs de Sertãozinho (oito localidades) e Jaboticabal (dez municípios).

Etecs
Parte das 224 Escolas Téc­nicas Estaduais (Etecs) iniciou o ano letivo de 2023 na quar­ta-feira (1º), mas todas reto­maram as aulas até sexta-feira. Ao todo, as unidades do Centro Paula Souza (CPS) atendem mais de 226 mil alunos nos en­sinos técnico, integrado e mé­dio. Ribeirão Preto conta com a Etec José Martimiano da Silva, o popular “Colégio Industrial”.

Postagens relacionadas

MEC recua de punir universidades por ‘balbúrdia’ e propõe corte linear

Redação 1

Polícia procura principal suspeito de matar Felipe Favela

Luque

Capacitação gratuita em contabilidade na Acirp

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com