Tribuna Ribeirão
Cultura

‘Bacurau’ disputa o Gotham Awards

Foto: Michelle Antelo/ Palavra Acessoria

O filme “Bacurau”, de Kle­ber Mendonça Filho e Julia­no Dornelles, foi indicado ao Gotham Awards 2020 na ca­tegoria de melhor filme inter­nacional. A premiação é um dos chamados “termômetros” do Oscar, e pode ser um indí­cio de que o longa-metragem brasileiro, que obteve sucesso de crítica, esteja na briga pela estatueta, mesmo sem ser o re­presentante oficial do Brasil.

A cerimônia de premiação do Gotham Awards será nesta segunda-feira, 11 de janeiro. A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou, em 18 de novembro, que o lon­ga-metragem “Babenco – Al­guém tem que ouvir o coração e dizer: parou”, produzido e dirigi­do pela atriz Bárbara Paz, repre­sentará o Brasil na disputa por uma vaga na categoria Melhor Filme Estrangeiro (de língua não inglesa) no Oscar 2021.

O filme fala sobre a trajetó­ria do cineasta Hector Babenco (1946-2016), que foi marido de Bárbara Paz, e também é uma coprodução com a emissora GloboNews, de TV por assina­tura. O longa-metragem já foi premiado como melhor docu­mentário no Festival de Veneza de 2019 e no Festival de Viña Del Mar, no Chile, em 2020.

“Bacurau” está indicado na mesma categoria do filme “Lin­dinhas”, de Maïmouna Doucou­ré, produzido pela Netflix, que acumulou polêmicas desde seu lançamento. O filme de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dor­nelles narra o cerco de um gru­po de estrangeiros ao município fictício que dá nome ao filme.

Em um misto de ficção cien­tífica, faroeste contemporâneo e ação, o longa mostra a resistên­cia dos moradores de Bacurau à violência gratuita e desmedida à qual são submetidos. No elenco, estão Lia de Itamaracá, Sônia Braga, Udo Kier, Bárbara Co­len e Silvero Pereira.

Recentemente, o roteiro de “Bacurau” foi publicado pela editora Companhia das Letras no livro “Três Roteiros”, que re­úne também os textos de outros dois filmes de Kléber Mendon­ça Filho, “O som ao redor” e “Aquarius”. Desde sua estreia, é considerado um dos filmes mais instigantes produzidos no Brasil no século XXI, pelos críticos de todo o mundo.

Exibido em maio de 2019 no Festival Internacional de Cinema de Cannes, na Fran­ça, foi o vencedor do Grande Prêmio do Júri. Apenas um fil­me brasileiro tinha ganho este prêmio anteriormente: “O Pa­gador de Promessa”, de Ansel­mo Duarte, em 1962. Também venceu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e o prêmio de melhor filme no 29º Festival de Cinema Fantástico da Uni­versidade de Málaga.

O ex-presidente dos Esta­dos Unidos, Barack Obama, citou “Bacurau” em sua lista de obras audiovisuais preferidas de 2020. Em uma publicação no Twitter, Obama fala que a pandemia deixou todo mundo preso em suas casas, mas levou o público a assistir o streaming em histórias que estão “bor­rando as fronteiras entre filmes teatrais e recursos televisivos.” Na lista, “Bacurau” está ao lado de filmes como “A Voz Supre­ma do Blues”, “Mank” e “No­madland”. Entre as séries, Oba­ma listou “I May Destroy You”, “O Gambito da Rainha”, “The Good Place” e “Mrs America”.

Postagens relacionadas

‘A Era de Ouro’ chega à telona

Redação 1

Obra-prima de Vivaldi abre a temporada

Redação 1

‘Sexo, a comédia’ chega a RP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com