O deputado federal Baleia Rossi assumiu neste domingo, 6 de outubro, a presidência nacional do Movimento Democrático Brasileiro. Com chapa única, a votação foi realizada durante a Convenção, em Brasília.
Aos 47 anos, Baleia Rossi passa a ser o presidente nacional mais jovem na história do partido. Com a unidade da sigla, os 26 estados e mais o Distrito Federal estão no novo diretório, que dobrará o número de participação de mulheres.
A chapa do líder do partido na Câmara dos Deputados recebeu 311 votos do total de 319. Rossi substituirá o ex-senador Romero Jucá (RR), que estava no comando da legenda, desde 2016, após o licenciamento do ex-presidente da República, Michel Temer, que não participou do evento.
A independência do governo foi destacada em seu discurso, para Rossi o partido precisa escolher suas bandeiras, de forma autêntica. “Nosso partido foi até conhecido como o partido da governabilidade, mas, por isso, nós pagamos um preço muito alto também. Precisamos escolher nossas bandeiras, ter a nossa identidade, precisamos saber que é possível viver sem governo. Precisamos de agenda, mas não precisamos de governo para sobreviver, porque o MDB é maior do que isso”.
Além de Rossi, foram escolhidos os novos membros da Comissão Executiva Nacional do MDB: Presidente: deputado federal Baleia Rossi (SP); Primeiro vice-presidente: senador Confúcio Moura (RO); Segundo vice-presidente: deputado federal Carlos Chiodini (SC); Terceiro vice-presidente: ex-deputado federal Daniel Villela (GO); Secretário Geral: deputado federal Newton Cardoso Júnior (MG); Primeiro Secretário: deputado estadual Gabriel Souza (RS); Segundo Secretário: Washington Reis (RJ), prefeito de Duque de Caxias; Tesoureiro: senador Marcelo Castro (PI) e Tesoureiro-adjunto: deputado federal Raul Henry (PE).
Trajetória – Luiz Felipe Baleia Tenuto Rossi nasceu São Paulo. Formado em direito, começou cedo na vida pública. Com 20 anos, elegeu-se vereador de Ribeirão Preto, cidade onde foi criado e onde mora até hoje. Na sua primeira eleição, em 1992, Ulysses Guimarães chegou a participar de sua pré-campanha.
Como vereador, Baleia Rossi teve um total de três mandatos. Depois, teve mais três mandatos como deputado estadual em São Paulo (2002-2015). Em 2011, assumiu o comando do MDB-SP.
Em 2014, elegeu-se deputado federal pela primeira vez com 208 mil votos. Em 2016, ainda no seu primeiro mandato, foi escolhido – por aclamação – líder da bancada do MDB.
Está no seu quarto mandato de líder da bancada da Câmara. Em 2019, apresentou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Reforma Tributária, que visa unificação de cinco impostos (três federais, um estadual, um municipal) em um.

Comentários