Barra Bonita e seus atrativos

0
216
FOTOS: KEN CHU/EXPRESSÃO STUDIO

No final de abril o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, afirmou que o turismo doméstico pautará a retomada do setor no país após a pande­mia de covid-19. Diante disso, o Ministério do Turismo iria ela­borar planos de divulgação dos destinos nacionais. O Tribuna traz, a partir desta semana, des­tinos turísticos localizados no estado de São Paulo. Cidades que são referências ou possuem potencial turístico e que podem ser visitadas, claro, quando a pandemia terminar. A primei­ra delas é Barra Bonita distante 170 km de Ribeirão Preto (cerca de 2 horas de carro).

Barra Bonita – Em 1883 foi constituído como povoado. Seu nome tem origem no cór­rego de grande beleza, afluen­te do Tietê, que atravessa a cidade onde havia um peque­no porto, chamado de barra, muito usado pelos bandeiran­tes que por ali navegavam.

Além do plantio do café, surgiram as primeiras olarias, formando uma sólida fonte de renda para o povoado da épo­ca. Estabelecido como muni­cípio em 1906, teve seu maior desenvolvimento a partir dos anos 40, incluindo a cultura da cana-de-açúcar, que possi­bilitou uma grande demanda de mão de obra.

A cidade tem influência ita­liana e espanhola, devido à imi­gração atraída pela cafeicultura, plantio de cana, pecuária, assim como outras atividades. A es­tância turística de Barra Boni­ta tem atualmente o turismo como um dos principais ala­vancadores de sua economia.

Pertence ao Circuito Cami­nhos do Tietê e abriga como seu principal atrativo a mais antiga eclusa da América Lati­na. No local, o rio Tietê não é poluído, o que permite a pesca, a canoagem e passeios de barco. Confira alguns atrativos:

PRAÇA ALMIRANTE BARROSO – Um dos lugares mais frequen­tados da cidade, a atração oferece ao visitante extensa área verde, o busto do Almirante Barros uma homenagem à Marinha Brasileira e o míssil introduzido na década de 70.

BARCOS TURÍSTICOS – Um dos tradicionais passeios da região, a atração realiza diversos roteiros para o visitante conhecer as águas limpas do rio Tietê e a eclusagem. Destaque para o passeio que vai até Jaú, onde é servido almoço.

ÁREA PARA PESCA – Aos aficionados pela pesca, vale conhecer a atração ideal para pescar ou apenas para con­templar as belas paisagens do rio Tietê.

PRAÇA CIDADE DA CRIANÇA – Diversão garantida para toda a família, a atração fica numa área de 700 metros e oferece ao visitante parque infantil, lago com passeio de pedalinhos. Destaque para um teleférico e a réplica de castelo medieval e miniatura da Igreja Matriz.

TÚMULO DO CANTOR BELMONTE – Um dos lugares mais visitados, a atração é conhecida dos quatro cantos do país. Morto em um acidente de carro na década de 70, o músico Belmonte compôs a música “Saudade da Minha Terra”.

PRAÇA DO ARTESANATO – Para quem adora artesanato, a atração conta com o espaço onde os artesãos locais apresentam seus trabalhos di­ferentes. Destaque para as peças de decoração, artesanato de cerâmica, madeira, entre outros produtos.