30 C
Ribeirão Preto
19 de abril de 2024 | 20:57
Jornal Tribuna Ribeirão
FOTO: DIVULGAÇÃO/MARINHA
Início » Bilhete em garrafa ajuda a resgatar náufragos no PA
Geral

Bilhete em garrafa ajuda a resgatar náufragos no PA

A Marinha do Brasil (MB) resgatou na quarta-feira, 13 de abril, seis tripulantes da em­barcação “Bom Jesus”, na Ilha das Flechas (PA), que fica a apro­ximadamente 150 quilômetros de Belém. Os socorristas foram acionados após pescadores en­contrarem garrafa com bilhete dos náufragos. Eles estavam de­saparecidos desde 27 de março, e foram encontrados em “bom estado geral de saúde”.

“Socorro, socorro! Precisa­mos de ajuda, nosso barco pe­gou fogo, estamos há 13 dias na Ilha das Flexas (sic) sem comi­da. Avise nossas famílias”, diz o bilhete, escrito em letras garra­fais, em que os desaparecidos também listaram o número de telefone dos familiares.

Conforme a Marinha, a embarcação partiu, no dia 24 de março, de Santarém com destino ao município de Cha­ves, quando foram surpreen­didos por um temporal. Eles procuravam alguma praia para aguardar melhora no tempo quando perceberam um in­cêndio que se alastrava na co­zinha, que causou o naufrágio.

Os seis náufragos ficaram 17 dias na ilha. Durante o perí­odo, dividiram alimentos que estavam no barco e usaram água da chuva. Dois dos náu­fragos, então, tiveram a ideia de colocar um bilhete dentro de uma garrafa. Amarraram o recipiente em uma boia e jogaram o conjunto no mar. Pescadores encontraram a mensagem e alertaram as au­toridades locais.

A Marinha informou ter colaborado com órgãos esta­duais no resgate. Os desapa­recidos foram levados para Belém em um helicóptero Super Cougar. Na aeronave, foram atendidos pelos milita­res, que prestaram os primei­ros socorros.

Segundo a Marinha, os desaparecidos apresentavam “bom estado geral de saúde”. Mesmo assim, foram enca­minhados para a Unidade de Pronto Atendimento do bair­ro de Sacramenta, para aná­lises médicas. Um inquérito será instuarado para apurar causas, circunstâncias e res­ponsabilidades do acidente.

Mais notícias