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28 de março de 2024 | 18:36
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Black Friday 2020 – o que o Ecommerce pode esperar

A salvação da lavoura para o varejo?

e-commerce – Arquivo Rebellion

Os Ecommerces podem esperar muitas vendas na Black Friday desse ano, quando a data completará 10 anos no país, ou os recordes que já foram batidos graças à pandemia de coronavírus não serão mais ultrapassados? Bem, nossa aposta é de que os varejistas online podem sim esperar para tirar boa parte do atraso do ano e acabar “salvando a lavoura” nessa reta final do ano.

O que já aconteceu com o Ecommerce no Brasil esse ano?

O crescimento do Ecommerce no Brasil em 2020 tem sido vertiginoso graças à pan­demia. Segundo o Ebit Nielsen, 7,3 milhões de pessoas realizaram sua primeira compra online no primeiro semestre desse ano no país. Esse número representa um crescimento de 38% em relação a 2019 e é corroborado pela pesquisa Google/Ipsos, que mostra que 57% dos brasileiros dizem comprar mais em lojas virtuais hoje do que no pré-pandemia. Quem já tinha o hábito de comprar online acabou aumentando a frequência de compras.

O que vem pela frente para o Ecommerce no Brasil?

Segundo pesquisa Meliuz realizada em agosto, 72% das pessoas pretendem apro­veitar a Black Friday desse ano. 26,58% ainda não se decidiram e 1,19% não pretendem aproveitar a data. Dos que pretendem aproveitar, 58% comprarão exclusivamente em Ecommerces, 11% em lojas físicas e 30,92% em Ecommerces e lojas físicas.

Importante ressaltar que os consumidores online têm estado mais abertos a experimentar novas categorias, marcas e lojas, o que é uma ótima oportunidade para Ecommerces não tão conhecidos, mas com boa divulgação, boa reputação e bom preço, como veremos na sequência.

Outro ponto importante é que no contexto de incertezas e desemprego em alta que vivemos, as pessoas estão mais conscientes de suas prioridades e planejando muito mais. Ou seja, na Black Friday desse ano elas buscarão muito mais do que um super-desconto, mas um verdadeiro bom negócio, até já pensando em economizar nas compras de Natal.

Considerando o volume de vendas esperado, a Black Friday 2020 deve ser vista além de apenas uma oportunidade de limpar o estoque. Pode e deve também servir para o lançamento de produtos, serviços e aumento da base de clientes, que tendo uma boa experiência, certamente continuarão comprando no futuro.

Preço continua sendo o principal critério para a decisão de compra. As buscas por promoções no Google cresceram 38% entre abril e julho versus mesmo período de 2019.

Depois do preço, os fatores mais importantes para a decisão de compra são marca da loja e dos produtos, frete grátis e facilidade de pagamento. Frete inclusive é um grande ponto de atenção, já que em julho as buscas pelo termo no Google foram 118% maiores do que no mês da Black Friday 2019.

Dicas para uma Black Friday de sucesso

Algumas dicas que temos dado a nossos clientes, com certeza, também ajudarão seu Ecommerce:
– Venda mais do que produtos: invista na sua marca, no bom atendimento, em criar experiências simples, mas inesquecíveis que geram boca a boca positivo, fidelização e recompras.
– Google Shopping: agora possui a listagem gratuita no Brasil. Seu Ecommerce já está explorando essa oportunidade de aparecer para as pessoas certas na hora certa?
– Negocie com seus fornecedores logísticos: pode fazer grande diferença para suas vendas conseguir subsidiar 100% do frete sem com isso onerar tanto sua margem.
– Revise as modalidades de pagamento oferecidas: quanto mais opções sua loja virtual oferecer, melhor. Aproveite para avaliar se o parcelamento oferecido é atrativo compara­do ao dos concorrentes.
– Equipe: sua equipe atual é suficiente para atender o pico de vendas ou será necessário realizar contratações temporárias para manter a rapidez das entregas e qualidade de atendimento? Lembre-se que a primeira impressão geralmente é a que fica.

Checklist gratuito

Tudo indica que a Black Friday desse ano será uma ótima oportunidade dos Ecommerces que se prepararem e investirem para aumentar as vendas consi­deravelmente. Ainda mais para aqueles que também possuem lojas físicas e podem ter tido o resultado do ano prejudicado pelo quarentena e distanciamento social. Se gostou das cinco dicas que demos no post, aproveite para baixar nosso checklist gratuito com 23 ações para imple­mentar imediatamente e garantir o sucesso na Black Friday. Basta acessar o link https://rebelli. one/5m5 ou escanear o QR code abaixo.

QR Code – Arquivo Rebellion

Boas vendas e até a próxima!

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