A Câmara de Vereadores quer criar um programa para arrecadação de alimentos du­rante a pandemia do novo coronavírus para distribuição entre as famílias em situação de vulnerabilidade. Projeto de resolução de autoria da Mesa Diretora do Legislativo, que cria o Programa Câmara Solidária, foi protocolado na terça-feira, 13 de abril

Segundo a proposta, o programa será institucional e apartidário e organizado e ge­renciado pelas coordenadorias administrativa, legislativa, ju­rídica e pela TV Câmara, que adotarão as medidas adminis­trativas e técnicas necessárias para seu desenvolvimento.

A Câmara de Ribeirão Pre­to poderá executar campanhas de doação, buscando sensibili­zar a população, as autoridades e os meios de comunicação so­bre a importância das doações, além da realização de convê­nios com a iniciativa privada.

“A ideia primordial é que os servidores da casa tenham legitimação para organizar, divulgar e entregar os bens de consumo para que possam minimizar, ainda que singela­mente, a fome da população mais carente da nossa cidade”, afirma parte da justificativa da proposta. O projeto será vota­do nesta quinta-feira.

Sinhá Junqueira
Em parceria com a Rede de Solidariedade RP, a Bibliote­ca Sinhá Junqueira se aliou ao projeto RP Contra o Corona Vírus e passa a ser ponto de ar­recadação para doações de ali­mentos e produtos de higiene que serão entregues a famílias carentes de Ribeirão Preto.

Atualmente, 61% da popu­lação do município se encon­tra desempregada, com 44 mil pessoas vivendo em comuni­dades e sete mil em situação de rua, segundo dados da rede. Com isso, um grupo de jovens voluntários apoiados por en­tidades estudantis aderiram à campanha que teve início na capital, chamada SP Contra o Coronavírus.

Interessados podem doar cestas básicas, produtos de limpeza máscaras e álcool em gel o ano todo entregando na BSJ, localizada na rua Duque de Caxias nº 547, no Centro. Para quem não quiser sair de casa, pode fazer a doação de um valor simbólico para com­pra pela chave PIX rpcontrao­[email protected]

Ou preencher o formulá­rio bit.ly/rpdoador. Todos os produtos arrecadados serão entregues cumprindo as nor­mas sanitárias necessárias no momento de pandemia. Entre os locais mapeados para serem contemplados com as doações, estão as comunidades Nazaré Paulista, Comunidade da Fa­mília, Analândia, Jardim Itaú, Vila Nova União, Sete Curvas Porto Ferreira, entre outras.