Câmara vai pedir abertura do comércio antes do dia dos pais, se cidade mudar de fase

0
592
ALLAN S. RIBEIRO/CÂMARA

Pedido foi feito durante depoimento de secretário Municipal da Saúde ao Legislativo, nesta terça-feira

O presidente da Câmara de Ribeirão Preto, Lincoln Fernandes (PDT) pediu ao Secretário Municipal de Saúde, Sandro Scarpelini que, caso Ribeirão Preto mude de fase no Plano São Paulo do Governo paulista o comércio possa reabrir as portas já no próximo sábado e não na segunda-feira como tem acontecido quando os municípios avançam de fase.

A sessão ordinária de terça-feira (04) foi dedicada exclusivamente para ouvir o secretário de Saúde. Ele foi novamente convocado porque na primeira audiência realizada na terça-feira (28 de julho) não foi possível fazer todas as perguntas que os parlamentares desejavam sobre o assunto.

A atualização do Plano São Paulo com a divulgação das regiões do estado que retrocederão ou avançarão de fase é feita as sextas-feiras, de quinze em quinze dias e começam a valer nas segundas-feiras seguintes, após publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) e no de cada município de decretos com as novas regras vigentes.

De acordo com Scarpelini, a proposta é viável e será levada ao prefeito Duarte Nogueira (PSDB) para avaliação. Se a cidade mudar de fase e a proposta for acatada e – juridicamente viável – a prefeitura terá que antecipar a data da reabertura no novo decreto a ser publicado na sexta-feira. Vale lembrar que mesmo que Ribeirão Preto não mude de fase, um novo decreto terá que ser publicado para prorrogação da data de validade das normas estabelecidas pelo Plano São Paulo.

A antecipação da abertura do comércio de rua para o sábado, caso a cidade mude de fase, também é defendida pela Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp). Para a entidade, caso não haja a antecipação, o comércio terá mais prejuízos e perderá mais uma data importante para as vendas. Com a pandemia o comércio da cidade ficou fechado na Pascoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados.

Novos Casos e óbitos

Nesta terça-feira (4), segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria da Saúde, Ribeirão Preto registrou 303 casos de Covid- 19 e 18 óbitos. Vale lembrar que muitos casos podem ser de dias anteriores em função do acúmulo de cerca de seis mil exames represados nos laboratórios credenciados e a espera de resultados.
No caso dos óbitos dos dezoitos, seis vítimas faleceram ontem. Os outros doze são mortes de outras datas, mas tiveram o diagnóstico confirmado por exame ontem.

Comentários