Jornal Tribuna Ribeirão

Campanha terá 38 postos em RP

O prefeito Duarte Noguei­ra Júnior (PSDB) e o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, participam nesta segunda-feira, 11 de setem­bro, às oito horas, na Unidade Básica de Saúde Albert Sabin (UBS do Antonio Marincek), da abertura da “Campanha de Multivacinação”, voltada a crianças e adolescentes com idade abaixo dos 15 anos, que estará disponível em 38 postos de Ribeirão Preto.

Em Ribeirão Preto, a po­pulação estimada é de cerca de 131 mil crianças e adolescentes. A campanha é uma determi­nação do Ministério da saúde, acontece em todo o País e terá prosseguimento até o dia 22. O objetivo principal é a atualiza­ção das carteiras de vacinação do grupo prioritário.

Neste ano foram introduzi­das no calendário de vacinação as vacinas contra HPV, para meninos de 11 a 14 anos, e con­tra a meningite meningocócia C, para adolescentes de ambos os sexos, de 12 e 13 anos. O Dia de Mobilização Nacional da Campanha de Multivacina­ção, conhecido como “Dia D”, será no próximo sábado, 16 de setembro, em 13 postos de va­cinação, que atenderão das oito às 17 horas.

A coordenadora do Progra­ma de Imunização da Secreta­ria Municipal da Saúde, Mayra Fernanda de Oliveira, explica que o objetivo é mobilizar pais e responsáveis a levarem seus filhos para atualizar as carteiras de vacinação de seus filhos.

“A procura pelas vacinas, principalmente pelos ado­lescentes é muito baixa. Por isso é imprescindível a cons­cientização dos pais sobre a importância da imunização de nossos filhos e a procura pelos postos de saúde, para evitarmos problemas de saú­de no futuro”. na faixa etária a ser coberta pela campanha.

A rede municipal oferece 15 diferentes tipos de vacinas, en­tre elas as novas Pentavalente, que vai combater cinco tipos de doenças: difteria, tétano, coqueluche, meningite (Hae­mophilus B) e hepatite B, que é destinada às crianças de 2, 4 e 6 meses de idade.

Segundo a Secretaria da Saúde de São Paulo, estarão disponíveis doses contra 18 ti­pos de doença, entre as quais tuberculose, rotavírus, paralisia infantil, febre amarela, saram­po e HPV. Em todo o Estado, o objetivo é colocar em dia a ca­derneta de vacinação de cerca de 9,8 milhões de paulistas que compõem o público-alvo.

Na área de atuação do De­partamento Regional de Saúde (DRS-13), que abrange Ribeirão Preto e mais 25 cidades, a meta é imunizar 306.128 pessoas. No “Dia D”, 314,7 mil profissionais estarão distribuídos em 5,1 mil postos fixos e volantes em todo o Estado de São Paulo.

Deixe o seu comentário:

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com