Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Candidatos disputam 273,8 mil eleitores

ALFREDO RISK/ARQUIVO

Duarte Nogueira, do Parti­do da Social Democracia Bra­sileira (PSDB), de 56 anos, e Suely Vilela, do Partido Socialis­ta Brasileiro (PSB), de 66 anos, estão atrás de 273.855 eleitores que não votaram em nenhum dos dois no primeiro turno, não compareceram às urnas em 15 de novembro ou optaram pelo voto nulo ou em branco.

Este número é resultado da soma da abstenção recorde na cidade, que chegou a 143.337 faltosos, 32,44% do eleitorado de Ribeirão Preto, formado por 441.845 pessoas, dos votos brancos (16.000 ou 5,36%) e nulos (30.222 ou 10,12%) e da votação obtida pelos demais sete candidatos, que contabiliza 84.296 votos.

No total, 298.508 pessoas foram às urnas (ou 67,56%) no dia 15. Os votos válidos so­maram 252.286 (84,52%). No primeiro turno, Duarte No­gueira obteve 115.724 votos, 45,87% dos válidos e terminou a primeira fase em primeiro lugar. Em segundo lugar ficou Suely Viela, com 52.266 votos e 20,72% dos válidos.

Fernando Chiarelli (Patrio­ta), de 63 anos, ficou em tercei­ro com 27.511 votos (10,9%) e Cris Bezerra (MDB), de 52, ter­minou na quarta posição, com 17.800 votos (7,06%). O coronel Luis Henrique Usai (PRTB), de 56 anos, ficou em quinto com 17.455 votos (6,92%), seguido por Antonio Alberto Machado (PT), de 61 anos, em sexto, com 17.190 votos (6,91%).

Mauro Inácio (Psol), de 51 anos, ficou em sétimo (3.115 votos ou 1,23% do total), Van­derley Caixe (PCdoB), de 453, em oitavo (669 votos ou 0,27%) e Emilson Roveri (Rede Susten­tabilidade), de 59 anos, em nono (556 votos ou 0,22%). Nogueira e Suely têm afirmado que vem trabalhando para conseguir a adesão dos eleitores que não vo­taram ou que escolheram outros candidatos no primeiro turno.

Para isso, conseguiram selar algumas alianças. Mas também enfrentam a resistência de par­tidos contrários à ideologia par­tidária de PSDB e PSB. O Par­tido dos Trabalhadores (PT) de Machado descartou a possibili­dade de apoiar algum dos dois candidatos que vão disputar o segundo turno das eleições municipais em Ribeirão Preto, no próximo domingo, dia 29, porque considera os concor­rentes do segundo turno faces do mesmo projeto neoliberal combatido pela legenda.

Também critica decisões an­teriores tomadas pelos candida­tos em projetos ligados a temas como educação e funcionalismo público. O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) de Mauro Iná­cio divulgou comunicado em que pede à militância a anulação do voto no dia 29. Não concor­da com a ideologia política dos concorrentes.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Caixe anun­ciou, por meio de nota, que ele e a legenda vão apoiar Suely Vilela no segundo turno por conside­rá-la uma alternativa ao con­corrente, apontado por como conservador e alinhado com políticas neoliberais.

O Rede Sustentabilidade não vai apoiar candidatos no segundo turno das eleições mu­nicipais em Ribeirão Preto, mas Emilson Roveri declarou apoio pessoal a Nogueira. Cristiane Bezerra também declarou apoio ao tucano, seguindo a decisão de seu partido, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Já o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) do Coronel Usai divulgou áudio por aplicativo de men­sagem deixando clara sua po­sição e disse que não apoiará Duarte Nogueira nem Suely Vilela. Afirma ainda que PSDB e PSB são de “esquerda” e que ele não apoia esta corrente ide­ológica. Outro que não apoia­rá nenhum dos dois candida­tos é o Patriota de Fernando Chiarelli por não compactuar com as ideias de Duarte No­gueira e Suely Vilela.

Pesquisa
Duarte Nogueira e Suely Vilela estão tecnicamente empatados na corrida pelo Palácio Rio Branco, segundo pesquisa Ibope divulgada na noite de segunda-feira, 23 de novembro. Os dois disputam o segundo turno das eleições municipais, que acontece nes­te domingo (29).

A pesquisa Ibope enco­mendada pela EPTV Ribeirão ouviu 504 pessoas entre sábado (21) e esta segunda-feira (23), tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e índice de con­fiança de 95%. Significa que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, conside­rando a margem de erro.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) sob o número 02370/2020. Segun­do o Ibope, Duarte Nogueira tem 46% das intenções de voto (ente 42% e 50%, considerando a margem de erro).

Já Suely Vilela conta com 43% da preferência do eleitora­do (entre 39% e 47%). Portan­to, os dois estão tecnicamente empatados considerando a margem de erro.

Os votos brancos e nulos somam 9% e 2% dos entre­vistados não sabem em quem vão votar ou não quiseram responder às perguntas. Considerando apenas os vo­tos válidos, sem os brancos e nulos e os indecisos, que é o critério adotado pelo Tribu­nal Superior Eleitoral (TSE). Duarte Nogueira aparece com 52% (entre 48% e 56%) e Suely Vilela tem 48% (entre 44% e 52%).

Para calcular os votos váli­dos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram inde­cisos. O procedimento é o mes­mo utilizado pela Justiça Elei­toral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no segundo turno, um candi­dato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Postagens relacionadas

Caminhão tomba em rotatória sobre Anel Viário Sul

William Teodoro

Câmara aprova PEC da reforma

William Teodoro

Ribeirão ainda não tem coleta de galhos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com