30 C
Ribeirão Preto
19 de abril de 2024 | 16:41
Jornal Tribuna Ribeirão
FOTOS: TURISMO DO CENTRO DE PORTUGAL
Início » Capelinha das Aparições de Fátima, em Portugal, completa 100 anos
Turismo

Capelinha das Aparições de Fátima, em Portugal, completa 100 anos

Há 100 anos, Fátima, o principal destino religioso de Portugal, construía a Cape­linha das Aparições a partir dos emocionantes aconte­cimentos do ano de 1917, quando três pequenos pasto­res afirmaram ter encontra­do a Virgem Maria por seis vezes, levando importantes mensagens para os mora­dores da cidade que, com o tempo, foram espalhadas pelo mundo.

Exatamente onde as crianças avistaram Nossa Se­nhora, a população ergueu a Capelinha, uma ermida sim­ples onde fica a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Ela é o coração da cidade e foi o início do que hoje é o Santuá­rio de Fátima, uma grandiosa construção que recebe mi­lhões de visitantes todos os anos.

Para comemorar os 100 anos de sua construção, Fáti­ma, que é hoje um dos mais importantes destinos religio­sos em todo o mundo, realiza a “Capela Mundi”, uma expo­sição temporária com peças de notável valor histórico, vindas não só do museu local como de museus, bibliotecas e palácios de Portugal e ar­quivos da Igreja Católica.

Entre eles estão as rosas de ouro oferecidas pelos Pa­pas Paulo VI, Bento XVI e Francisco, uma reprodução do interior da capelinha, es­culturas dos pastorinhos e várias placas com mensagens de agradecimento de pere­grinos por graças concedidas pela santa. A exposição estará aberta ao público no Museu do Santuário de Fátima até 15 de outubro de 2019.

Em 2018, Fátima recebeu mais de 7 milhões de pere­grinos. Foram 2,9 milhões de visitantes somente na Cape­linha das Aparições. Embora os portugueses sejam gran­des devotos, mais de 60% dos grupos organizados eram formados por estrangeiros vindos de 79 países.

Sobre o Centro de Portugal
A mais charmosa região portuguesa é cheia de desti­nos populares: Aveiro, Coim­bra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos ou­tros. Suas belezas se esten­dem por todo o território – ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. O Centro de Portugal possui inúmeros pa­trimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gas­tronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exu­berante e muita cultura, que se somam a incontáveis mo­tivos para uma visita. A prin­cipal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto. Acesse www.cente­rofportugal.com.

Mais notícias