Carnaval na Ilha da Madeira

0
50

Uma das festas mais colo­ridas e animadas realizadas na Ilha da Madeira está chegando. O Carnaval madeirense neste ano acontece entre 19 de feve­reiro e 1º de março e, mais uma vez, irá enfeitar a ilha com muito brilho, plumas e cores.

Todos os anos, muitos visi­tantes desembarcam no destino para conferir a agenda completa de celebrações que misturam as tradicionais máscaras e fantasias com as influências carnavalescas de todo o mundo, incluindo o samba do Brasil. Confira cinco motivos para não perder esse espetáculo.

Uma das celebrações que inspirou o Carnaval do Brasil
Apesar de incluir influên­cias da comemoração brasileira, como o samba, é muito provável que emigrantes madeirenses que chegaram em terras tupiniquins no século 16 tenham contribuí­do com suas tradições e costu­mes para o Carnaval brasileiro, uma das maiores festas culturais do mundo e que foi criada du­rante o período de colonização.

Um tema diferente para cada dia
Com uma agenda comple­ta de atrações em Funchal, ca­pital da Ilha da Madeira, cada dia possui um tema diferente. No primeiro sábado, dia 22, a principal atração do Carnaval da Madeira é o desfile de carros alegóricos, que reúne milhares de foliões na Avenida do Mar e nas Comunidades Madei­renses. Entre veículos multico­loridos, passistas e bailarinos fantasiados fazem coreografias e dançam ritmos contagiantes. Na segunda-feira (24), celebra­-se a “Noite dos Hippies”, que convida os participantes a se fantasiarem com roupas e más­caras alusivas ao tema. Já na terça-feira (25), o Cortejo Tra­palhão toma conta das prin­cipais ruas e, semelhantes aos bloquinhos brasileiros, é aberto para qualquer participante.

Não é só para adultos
A comemoração também inclui a criançada na programa­ção. Na primeira sexta-feira (21), acontece o desfile das crianças, provenientes de diferentes es­colas do Funchal. Os pequenos foliões utilizam máscaras con­feccionadas por eles mesmos, além de fantasias de vários tipos, resultando em um cortejo cheio de ternura e criatividade.

É um evento gratuito
Todos os desfiles de rua da programação do Carna­val são abertos ao público e convidam visitantes e locais a desfrutarem de uma festa multicolorida e se divertirem aos ritmos contagiantes.

É realizado no Melhor Destino Insular do Mundo
Escolhida pela quinta vez consecutiva com o título dado pelo World Travel Awards, a Ilha da Madeira reserva expe­riências enriquecedoras a qual­quer viajante. Por isso, além do Carnaval, o turista poderá aproveitar todas as atrações do destino, como uma excelente oferta hoteleira, em maioria cinco estrelas, a saborosa gas­tronomia e as vistas impressio­nantes, perfeitas para admirar as belezas naturais e relaxar após os dias intensos de folia.

Considerado o melhor des­tino insular do mundo, o Ar­quipélago da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De ori­gem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatu­ra agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Huma­nidade pela Unesco.

O arquipé­lago é formado por um conjun­to de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo. Há excelentes op­ções em balneários, monumen­tos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode pro­var a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Para mais informações, acesse www.madeiraallyear.com