20 C
Ribeirão Preto
21 de fevereiro de 2024 | 8:26
Jornal Tribuna Ribeirão
Premiação é a mais tradicional do mercado literário brasileiro (Divulgação)
Início » CBL divulga relação dos finalistas da 65ª edição do Prêmio Jabuti
Cultura Destaque

CBL divulga relação dos finalistas da 65ª edição do Prêmio Jabuti

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou nesta terça-feira (21) a relação dos finalistas da 65ª edição do Prêmio Jabuti, a mais importante premiação nacional do livro e referência no mercado editorial brasileiro.

Das 4.245 obras inscritas, foram selecionadas cinco finalistas para cada uma das 21 categorias, que são distribuídas em quatro eixos: literatura, não ficção, produção editorial e inovação.

Os vencedores – o que inclui o título de Livro do Ano – serão apresentados ao público na noite de 5 de dezembro, em um evento no Theatro Municipal de São Paulo.

O vencedor do Livro do Ano receberá o prêmio de R$ 70 mil e passagens e estadia para participar da Feira do Livro de Frankfurt de 2024, na Alemanha, um dos eventos literários mais importantes do mundo.

Uma novidade da edição deste ano é a categoria Escritor Estreante, para autores que tenham publicado sua primeira obra em língua portuguesa no Brasil em 2022. O livro deve ser de romance de entretenimento ou romance literário.

Em 2022, o Livro do Ano foi Também Guardamos Pedras Aqui, da escrita Luiza Romão, de Ribeirão Preto, pela editora Nós.

Polêmica

No último dia 10 de novembro, dia seguinte à divulgação da lista de semifinalistas, a organização do prêmio excluiu o livro Frankenstein, que figurava na categoria Ilustração. A obra tinha sido integralmente ilustrada por software de inteligência artificial (IA).

“As regras da premiação estabelecem que casos não previstos no regulamento sejam deliberados pela curadoria, e a avaliação de obras que utilizam IA em sua produção não estava contemplada nessas regras”, justificou a CBL à época.

Por que Jabuti?

A explicação para o nome Jabuti tem a ver com um esforço para valorização da cultura popular brasileira. Daí, a escolha de um animal da fauna nacional e que deu nome também a um personagem da literatura infantil de Monteiro Lobato.

Confira a lista de finalistas, que está disponível no site da organização do prêmio.

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com