Choro da Casa – Projeto online tem shows e oficinas

0
17
MAUREEN BISILLIAT/ACERVO IMS

O Dia Nacional do Cho­ro é comemorado em 23 de abril, uma homenagem à data de nascimento de Pixin­guinha (1897-1973), uma das figuras exponenciais da mú­sica popular brasileira, e em especial do choro. Nascido Alfredo da Rocha Viana Fi­lho, era flautista, saxofonista, maestro, arranjador e com­positor de músicas aclamadas pelo povo, entre elas, “Cari­nhoso”, “Lamentos”, “Rosa” e “Os oito batutas”.

Em comemoração a esta data, o Choro da Casa, reco­nhecido por seu importante trabalho em prol do gênero musical em Ribeirão Preto e região, preparou uma pro­gramação mais que especial que integra o novo projeto de ações do grupo, lançado no mês de março e que se estende até dezembro, com mais de 70 ações e atividades culturais oferecidas gratuita­mente à população, e formato virtual.

Contemplado pelo Pro­grama de Ação Cultural do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (Pro­Ac/ICMS), mecanismo de in­centivo por meio de renúncia fiscal. Por causa da pandemia, foram mantidos os princípios norteadores da proposta em seus conteúdos, reflexões e escolha de locais para a gra­vação das atividades (sem a presença de público).

Para mais informações acesse as redes sociais do Choro da Casa – @cho­ro_da_casa, www.facebook.com/ProjetoChoroDaCasa e -mail [email protected] gmail.com. No dia 16 acon­tece a segunda edição do ano do evento “Patrimônio do Choro”, com transmissão pelo Instagram, Youtube e Facebook do Choro da Casa. Será uma apresentação mu­sical ao vivo, ocupando o patrimônio arquitetônico e equipamentos culturais da cidade. Atividade sem pre­sença de público, com as de­vidas medidas de segurança entre os músicos e equipe de gravação.

A programação do mês de abril

Dias 12, 19 e 26 de abril (segundas-feiras)
Horário: às 18h30
Início das Oficinas Permanentes de Choro
(cavaco, violão iniciante, violão intermediário, pandeiro iniciante, pandeiro intermediário e prática de conjunto)
Formato: aula semanal online
Horário: às 21 horas
Roda Virtual: lives semanais do Projeto Choro da Casa
Live semanal realizada pelos integrantes do Choro da Casa
Formato: Transmissão ao vivo nos canais do Projeto Choro da Casa

Dias 07, 14, 21 e 28 de abril (quartas-feiras)
Oficinas de Choro nas Escolas
Aulas de cavaco, violão e pandeiro destinadas às crianças de escola pública previamente definida (atividade restrita aos alunos da escola)
Horários: às 10 horas e às 13h30
Formato: aula semanal online

Dia 16 de abril (sexta-feira)
Show “Patrimônio do Choro”
Apresentação musical ao vivo, ocupando o patrimônio arquitetôni­co e equipamentos culturais da cidade. Atividade sem presença de público.
Horário: às 19 horas
Formato: transmissão nos canais do Projeto Choro da Casa

Dia 27 de abril (terça-feira)
Exposição Virtual “Memórias do Choro” #2
Produção audiovisual mensal criada a partir da pesquisa sobre a história do choro no município e os antigos compositores locais
Horário: às 20 horas
Formato: vídeo mensal disponibilizado no canal do Projeto Choro da Casa no Youtube

Dia 29 de abril (quinta-feira)
Concerto didático “Pixinguinha e os Oito Batutas”
Apresentação didática onde a história do artista homenageado a cada edição é contada através de músicas, imagens e curiosidades.
No mês em que é comemorado o Dia Nacional do Choro, o grande homenageado é o mestre Pixinguinha
Horário: às 20 horas
Formato: transmissão nos canais do Projeto Choro da Casa

Redes sociais e e-mail
@choro_da_casa
www.facebook.com/ProjetoChoroDaCasa
[email protected]