30 C
Ribeirão Preto
20 de abril de 2024 | 14:36
Jornal Tribuna Ribeirão
Interessados em participar das oficinas gratuitas podem se inscrever de 13 a 18 de maio, pelo formulário disponível no Instagram da @cialibelulas (Divulgação)  
Início » Cia Libélulas usa teatro de sombras para levar arte à comunidade surda
CulturaDestaque

Cia Libélulas usa teatro de sombras para levar arte à comunidade surda

O teatro de sombras, uma manifestação artística milenar, se envolve, cada dia mais, no objetivo de entrelaçar as artes cênicas e a inclusão de pessoas. Por exemplo, em um mundo predominantemente ouvinte, é importante compreender e se discutir sobre a participação da população surda e seu direito à vida plena em sociedade, incluindo o acesso à arte, que por meio do teatro de sombras, se dá essencialmente pela imagem e outras maneiras de produção de sentidos.

Movimento Invisível: formação em teatro de sombras é um projeto aprovado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo. O teatro quer atuar neste lugar e, por isso, a Cia Libélulas de Ribeirão Preto, que há anos trabalha com teatro de sombras e lambe-lambe em espaços públicos, vai desenvolver uma ação artística e de formação utilizando-se das técnicas do teatro de sombras, por meio de oficinas, busca proporcionar uma produção a partir de experimentações de sombras em grandes formatos (corporais) e em pequenos formatos, como, por exemplo, no teatro lambe-lambe, diferentes formas de iluminação e criação.

De acordo com atriz e produtora, Daniele Viola, da Cia Libélulas, que dará as oficinas gratuitas e abertas, a formação ocorrerá na Associação de Surdos de Ribeirão Preto, onde acontecerão cinco encontros e os interessados podem se inscrever de 13 a 18 de maio, por meio do formulário disponível no Instagram da @cialibelulas. São, na verdade, oficinas voltadas para a comunidade surda, composta por pessoas surdas, intérpretes ouvintes, professores ouvintes e familiares ouvintes de pessoas surdas. Para a oficina haverá uma intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), a segunda língua oficial do país.

“São muito restritos ainda os espaços para apreciação e valorização da cultura surda, e da forma com que esta possibilita outro jeito de ver o mundo, explorando outros sentidos e outras formas de expressão. Acreditamos que o teatro de sombras permite esse acesso, utilizando diversos materiais como recurso.  Essa expressão leva arte, conhecimento e inclusão e estamos muito felizes em proporcionar esse acesso à comunidade surda”, destaca a atriz Daniele Viola.

Sobre o teatro lambe-lambe: O teatro lambe-lambe é uma linguagem de teatro de animação nascida no nordeste brasileiro que acontece em um espaço reduzido, como uma caixa, por exemplo, com curta duração e em miniatura, e é apresentado de uma pessoa para uma pessoa.

Vídeo de compartilhamento – O projeto “Movimento invisível: formação em teatro de sombras” visa a formação em diferentes níveis, da proponente até a comunidade. Dentro deste projeto, que foi selecionado pela LEI PAULO GUSTAVO ESTADUAL, para o eixo de formação, a proponente passa por vivências e aprofundamentos com importantes artistas do teatro de sombras: Cia. Lumbra (Porto Alegre–RS), Valter Valverde da Cia. Luzes e Lendas (Santa Barbara D’Oeste/SP), Cia. Quase Cinema (Taubaté–SP) e Agnaldo Souza do Sobrevento (Itaquaquecetuba–SP). Na sequência, ela ministra uma formação para a comunidade surda com a intérprete de Libras Angélica Gontijo. Esses processos são registrados e reorganizados em vídeo artístico-poético que será compartilhado, com exibição em julho/2024 (acompanhar as redes sociais da @cialibelulas para as datas/horários)

Serviço – Cia Libélulas – Projeto Movimento Invisível: formação em teatro de sombras

Inscrição para oficinas: de 13 a 18 de maio, pelo formulário disponível no Instagram da @cialibelulas (link liberado a partir do dia 13/05)

Ministrante: Daniele Viola (Cia. Libélulas)

Intérprete de Libras: Angélica Gontijo

Quando: 24 e 31 de maio; 7,14, 21 de junho de 2024 (sextas-feiras)

Horário: 18h às 21h

Local: Rua Laguna, 1560 – sede da Associação de Surdos de Ribeirão Preto

Faixa etária: a partir de 14 anos

GRATUITO

Instagram: @cialibelulas

e-mail: [email protected]

Sites:https://sites.google.com/alumni.usp.br/danielerviola/p%C3%A1gina-inicial

https://sites.google.com/view/cialibelulas/in%C3%ADcio?authuser=0

 

 

 

Mais notícias