Comerciante é multado em R$ 74 mil por manter aves em cativeiro na região de Ribeirão Preto

0
59
Foto: Divulgação / Polícia Militar Ambiental

Um comerciante, que não teve a identidade divulgada pela polícia, foi multado em R$ 74 mil após ser constatado que ele mantinha aves em cativeiro, nessa quinta-feira (4). Os pássaros foram encontrados no interior da loja do suspeito, localizada no município de Franca, na região de Ribeirão Preto.

De acordo com informações da Polícia Militar Ambiental, equipes foram deslocadas até o endereço após o recebimento de denúncia. Na oportunidade, foi constatado que o local se tratava de um comércio de ração, onde também eram comercializadas aves de produção e aves exóticas.

Contudo, entre elas, foram encontradas 74 aves nativas que eram mantidas em cativeiro. Indagado, o proprietário do estabelecimento comercial informou que não possuía  licença do órgão ambiental para manutenção desses pássaros e que os recebia em troca de mercadorias.

Ainda segundo a Polícia Militar Ambiental, essa prática relatada pelo comerciante caracteriza comércio e escambo das aves. Entre os 74 pássaros encontrados, havia canários-da-terra, trinca-ferro, coleirinho papa capim, bigodinho, graúna, pintassilgo-de-cabeça-preta, azulão, pomba asa branca e papagaio verdadeiro.

Diante da situação, os pássaros foram apreendidos e destinados ao Viveiro Transitório de Animais Silvestres (Vitas) de Franca para triagem e posterior soltura. Além disso, o comerciante foi multado administrativamente.