‘Comida di Buteco’ será entre julho e agosto

0
26
FOTO: RENATA PRADO/ DIVULGAÇÃO

Para evitar condições que propiciem a propagação do novo coronavírus (co­vid-19), em alinhamento às recomendações de medidas preventivas para diminuir a disseminação da doença, o Comida di Buteco, concurso gastronômico de abrangên­cia nacional, foi adiado. O evento estava marcado para acontecer entre 10 de abril e 10 de maio em 21 cidades de todas as regiões do pai, mas foi transferido para o período de 10 de julho a 2 de agosto.

Nas capitais Belo Horizon­te (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Goiânia (GO) e Salvador (BA) será de 10 de julho a 9 de agosto. Neste ano o evento vai ocorrer em Ribeirão Preto (SP), Vale do Aço (MG), Montes Claros (MG), Uber­lândia (MG), Poços de Cal­das (MG), Juiz de Fora (MG), Campinas (SP), São José do Rio Preto (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Ale­gre (RS), Brasília (DF ), Recife (PE), Fortaleza (CE), Belém (PA) e Manaus (AM).

De acordo com Isabela Na­tal, gerente regional do con­curso, a medida visa garantir a segurança e o bem-estar de to­dos os envolvidos no circui­to. “É preciso agir com cau­tela nesse momento delicado que estamos enfrentando. Se evitarmos as aglomerações e adotarmos todos os hábitos de proteção vamos conse­guir conter essa pandemia. Foi uma decisão difícil, mas temos que contribuir para a segurança de todos para que possamos estar bem no mo­mento da volta”, finaliza.

O Comida di Buteco envol­ve bares participantes e quem escolhe o vencedor é o público consumidor e uma banca de especialistas em gastronomia. No ano passado, quando o evento completou 20 anos no Brasil e promoveu a 10ª edi­ção em Ribeirão Preto, todas as porções foram vendidas a R$ 20. Na avaliação final, feita pelo público e por jurados, o petisco representa 70% da nota dos bares no festival, enquanto atendimento, higiene e tempe­ratura da bebida respondem cada um por 10%.

Em 2019, pelo segundo ano consecutivo, o Linguiceiro Bar venceu o Comida di Bute­co em Ribeirão Preto. Com o petisco “Porco Shot”, o bar do Jardim Macedo, na Zona Leste, levou a melhor votação entre os 23 concorrentes da 10ª edi­ção do festival gastronômico, que ocorreu 12 de abril e 5 de maio. O petisco representou a cidade na etapa nacional, em julho. O prato consiste de uma porção com copinhos de batata pirulito enrolados com bacon e recheados com paleta de porco desfiada e um molho secreto. A receita ainda recebe uma camada de cream cheese, além do acom­panhamento de uma geleia de abacaxi picante.

Na segunda colocação fi­cou o Lokalizaí Buteco, do Ipiranga, na Zona Norte, com a “Batata Cremosa”, recheada com brócolis, presunto, bacon, requeijão e muçarela. Em ter­ceiro foi escolhido o BarBar­baridade, dos Campos Elí­seos, na mesma região, com o petisco “Cubos Tri-Legal”, uma combinação de polenta caseira frita em cubos com queijo e costela bovina des­fiada no tempero gaúcho.