Jornal Tribuna Ribeirão

Como cuidar bem do seu coração – parte 03

Entre os fatores de risco que favorecem ao aparecimento e ou o agra­vamento das chamadas doenças cardiovasculares, o tabagismo ou vício de fumar é um deles e nós já tivemos a oportunidade de estampar aqui mesmo nesse espaço, que cuidar bem do seu coração significa não fumar de jeito nenhum.

Mas e quem já fuma, tentou parar de fumar e não conseguiu, o que fazer? Bem, já existe tratamento médico para uma pessoa parar de fu­mar. Ela precisa estar consciente e determinar a ela própria, que ela pre­cisa cuidar bem do seu coração e que precisa e vai parar de fumar. Desse modo a pessoa deve procurar um médico especializado em pneumologia e expor o problema e iniciar o tratamento médico que é feito com o uso de remédios junto com terapia de apoio, e se a pessoa já tiver alguma doença decorrente do vício de fumar já faz o tratamento também.

Os remédios para a pessoa parar de fumar têm por objetivo diminuir a ansiedade e o nervosismo que a pessoa é acometida devido à forte dependência química causada pelas substâncias contidas no tabaco. O tratamento médico para a pessoa parar de fumar, em geral funciona e o resultado é que a pessoa consegue mesmo parar de fumar. E assim ela está, sim, cuidando bem do seu coração.

Lendo trabalhos científicos da literatura médica relacionados com o número de fumantes que são acometidos por doenças do coração, no­tamos que esse número está muito alto. Por outro lado, o número total de fumantes no mundo e no Brasil parece estar diminuindo, o que é um fato notável. Outro fator de risco de grande importância para as doenças cardiovasculares é uma doença chamada diabetes.

Essa doença afeta o sistema vascular favorecendo o entupimento das artérias que se for as do coração e do cérebro podem causar as doenças mais temíveis que são o IAM (Infarto Agudo do Miocárdio) e o AVC (Acidente Vascular Cerebral). Portanto, cuidar bem do seu coração significa seguir o tratamento com o seu médico clínico geral ou endocrinologista, fazendo uso correto dos seus medicamentos conforme as orientações médicas recebidas.

E se a pessoa ainda não tem diabetes, mas pertence a uma família onde alguns dos seus integrantes são portadores da doença, ela deve fazer o tratamento preventivo para não ser acometida pela doença no futuro. Ou se a pessoa já tem o que nós chamamos de pré-diabetes, ela deve sim já fazer o tratamento preventivo para impedir que a doença diabetes venha a se instalar.

Outra doença que compromete todo o sistema cardiovascular é a hi­pertensão arterial ou pressão alta. Trata-se de uma doença que compro­mete o coração levando a longo prazo ao aparecimento de uma doença do músculo do coração impedindo o mesmo de funcionar direito.

A pressão alta leva a uma fraqueza da musculatura do coração e faz com que ele funcione de maneira insuficiente tornando o coração inca­paz de bombar o sangue para atingir todas as partes do corpo. E como consequência dessa situação aparece uma doença do coração chamada de insuficiência cardíaca congestiva. Esta é uma doença progressiva e que, se não for adequadamente tratada por um médico cardiologista, o prognóstico, quer dizer, a evolução da doença encurta a vida da pessoa.

Daí a grande importância de a pessoa cuidar bem do seu coração, o que significa cuidar bem da sua pressão alta para evitar o máximo possí­vel o aparecimento dessa doença.

Outro fator de risco para o aparecimento e ou agravamento das doenças do coração é o estresse. Trata-se de uma condição em que a maior parte das pessoas precisa aprender a conviver com essa situação, já que o mundo atual notadamente na vigência da pandemia que impactou grandemente o modo de vida das pessoas trouxe como consequência o estresse.

E isso trouxe como consequência uma situação de não-conformis­mo, o que leva a uma condição de estresse que afeta o coração, que passa a bater mais rápido, devido a ação de um hormônio que é lançado na corrente sanguínea. Desse modo todo o sistema cardiovascular é afeta­do. (Continua na próxima semana)

Deixe o seu comentário:

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com