A música também tem seu espaço na 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. A agen­da traz corais de renome, con­certos, shows e saraus, além de oficinas e exposições musicais. Um dos destaques, que se apre­senta praticamente em todas as edições do evento, é a Orquestra Sinfônica Metropolitana (Os­mrp), que nesta quarta-feira, 12 de junho, a partir das 20h30, es­tará no palco do Theatro Pedro II, sob a regência do maestro Re­ginaldo Nascimento.

A orquestra vai interpre­tar obras de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e Piotr Ilitch Tchaiko­vsky (1840-1893) e contará com a participação especial da soprano Yuka de Almeida Prado. Estão no repertório composições como “Bachianas Brasileiras nº 9 e nº 5”, criadas pelo fluminense Villa-Lo­bos, descrito como a figura criati­va mais significativa do século 20 na música clássica brasileira.

Villa-Lobos acabou tor­nando-se o compositor sul-a­mericano mais conhecido de todos os tempos. Escreveu numerosas obras orquestrais, de câmara, instrumentais e vo­cais, totalizando mais de duas mil obras até sua morte, em 1959. Ele foi responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o maior expoente musical do Modernismo no Brasil.

Obras do russo Piotr Ilit­ch Tchaikovsky também serão interpretadas, como “Andante non troppo” e “Tempo di Valse”. Tchaikovsky foi compositor de gêneros como sinfonias, con­certos, óperas, balés, música de câmara e obras para coro nas li­turgias da Igreja Ortodoxa Rus­sa. Algumas de suas produções musicais encontram-se entre as mais populares do repertório erudito. Foi o primeiro compo­sitor russo a conquistar a fama internacional, sendo convidado a reger orquestras no Estados Unidos e Europa.

Para assistir ao concerto da Osmrp é preciso chegar com uma hora de antecedência no local e retirar senha na Central de Infor­mações da feira do Livro , que fica na Esplanada do Theatro Pedro II. O endereço é rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, no Centro Histórico de Ribeirão Preto. O local tem capacidade para 1.588 pessoas, mas parte foi interditada por segurança. Atual­mente conta com 1,3 mil lugares. Telefone para mais informações: (16) 3977-8111. O espetáculo não é recomendado para menores de 12 anos devido ao horário.

Sinfônica
A Orquestra Sinfônica tem cerca de 45 músicos e é mantida pela Associação Musical de Ri­beirão Preto, criada em 1921 por músicos e abnegados. Oficialmen­te, foi fundada por Max Bartsch e fez sua primeira apresentação em 1938. Desde então, a Osmrp funciona de modo ininterrupto e vem desenvolvendo importantes projetos que difundem a música erudita, reafirmando seu papel de destaque no setor artístico e nos cenários municipal e nacional.

Já se apresentou nas mais di­versas salas de concerto do Brasil e, desde sua fundação, seu prin­cipal palco para a apresentação tem sido o Theatro Pedro II, no coração de Ribeirão Preto. Conta com violinos, viola, violoncelo, contrabaixo, flautas, oboé, clari­neta, fagote, trompa, trompete, trombone, trombone baixo, tuba, tímpano e percussão. O maestro titular é Reginaldo Nascimento.

Desde 29 de maio, a Orques­tra Sinfônica Metropolitana de Ri­beirão Preto é patrimônio cultural imaterial da cidade. Mensalmen­te, faz apresentações pelas séries “Concertos Internacionais”, com solistas brasileiros e estrangeiros renomados mundialmente, e “Ju­ventude tem Concerto” que reali­za gratuitamente concertos interati­vos (maestros e músicos conversam com o público) dirigidos a crianças e jovens. Já são mais de 1.300 con­certos oficiais realizados.

Em março de 2019, anunciou seu reposicionamento e adotou o nome de Orquestra Sinfônica Metropolitana de Ribeirão Pre­to, estabelecendo uma conexão direta com os 34 municípios da Região Metropolitana. Possui vários projetos, entre eles o “To­cando a Vida”, “Ensaio Aberto”, “Música Solidária”, “Música nas Igrejas”, “Ciranda Sinfônica” e a sé­rie “Concertos Especiais”, além das mensais já citadas.

Agenda musical
Entre os destaques musicais da Feira do Livro, parte da pro­gramação será apresentada no palco do Pedro II, símbolo do Quarteirão Paulista de Ribeirão Preto, onde estão sendo ofereci­das as principais atrações da festa literária. A agenda, que pode ser conferida na revista da progra­mação do evento, também reúne espetáculos no Teatro Sesi e neste ano, pela primeira vez, no Centro de Eventos RibeirãoShopping, Iguatemi Shopping Ribeirão Pre­to e em outros pontos. Confira a programação completa no link: fundacaodolivroeleiturarp.files. wordpress.com/2019/05/19_fn­lrp_revista_final.pdf.

Comentários