Concurso para PEB será neste domingo

0
21
JOSÉ CRUZ/ AG.BR.

Será neste domingo, 16 de fevereiro, a prova prática para a contratação de 17 Professo­res de Educação Básica (PEB III) temporários e intérpre­tes, com domínio na comu­nicação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), e oito PEB III deficientes auditivos, tam­bém com domínio em Libras, totalizando 25 profissionais.

A convocação dos candi­datos habilitados para o com­parecimento à prova prática foi publicada no Diário Ofi­cial do Município (DOM) de quarta-feira (12). A seleção será às nove horas, no Cen­tro de Educação Especial e de Ensino Fundamental (CEE­EF) Egydio Pedreschi, na rua Adolfo Zeo nº 287, Ribeirâ­nia, na Zona Leste.

Os novos professores serão responsáveis pelos casos de alunos com deficiência e com necessidade comprovada de acompanhamento em sala de aula. No final de janeiro deste ano, o prefeito Duarte Noguei­ra Júnior (PSDB) autorizou o chamamento de 158 professo­res temporários para atuação na rede municipal de ensino.

Serão dez PEB I, 70 PEB II, oito PEB III de Língua Portu­guesa, 11 PEB III de Matemá­tica, quatro PEB III de Geogra­fia, quatro PEB III de Ciências Físicas e Biológicas, 26 PEB III de Atendimento Educacio­nal Especializado (AEE). De acordo com a Secretaria Mu­nicipal de Educação, atual­mente a rede municipal tem 18 alunos com deficiência au­ditiva. Eles são acompanha­dos por duas professoras de Libras que realizam atendi­mento itinerante nas escolas de educação infantil com o objetivo de desenvolver a co­municação desses estudantes logo no início da idade escolar.

Além do atendimento iti­nerante, os professores tam­bém realizam o atendimento nas escolas polos, no contra­turno escolar do aluno, sendo o estudante da própria unida­de escolar ou de outra, mas que necessite desse atendimento.

Segundo o Instituto Brasi­leiro de Geografia e Estatística (IBGE), 9,8 milhões de brasi­leiros possuem deficiência au­ditiva, o que representa 5,2% da população. Deste total, 2,6 milhões são surdos e 7,2 mi­lhões apresentam grande difi­culdade para ouvir.