Tribuna Ribeirão
Geral

Consumo de energia aumenta 18%

ALFREDO RISK/ARQUIVO

Com o fim do inverno e a chegada de temperaturas mais altas, os consumidores precisam tomar cuidados em sua rotina para evitar sustos com o aumen­to das contas de energia elétrica. De acordo com levantamento da CPFL Paulista, distribuidora que atende 309.817 consumido­res de Ribeirão Preto e mais 4,2 milhões de clientes espalhados em outras 233 cidades do esta­do de São Paulo, o consumo de energia cresceu 15% entre se­tembro e outubro deste ano na média dos 234 municípios da sua área de atuação.

O incremento é decorren­te das altas temperaturas que estão sendo registradas no in­terior de São Paulo, resultando na maior utilização de apare­lhos como ar-condicionado, chuveiros e refrigeradores. Somente nas cinco maiores cidades da região de Ribeirão Preto, os clientes da empresa consumiram 22,1 mil megawatt­s-hora (MWh) de energia a mais no mês passado na comparação com setembro. Na média, o au­mento foi de 18%. O montante seria suficiente para abastecer 9,2 mil novas residências pelo período de um ano.

Sertãozinho foi o município que registrou a alta mais inten­sa, com uma ampliação de 22% no uso da energia, de 14.252 MWh para 17.391. Em segui­da, estão Pontal (de 3.473 para 4.133 MWh), Ribeirão Preto (de 87.6456 para 103.354 MWh), Jaboticabal (de 9,.076 MWh para 10.718) e Monte Alto (de 6.644 para 7.582 MWh). Pen­sando em auxiliar o consumidor, a CPFL Paulista traz orientações de mudanças de hábito que aju­dam a reduzir o consumo de energia elétrica.

Uma dica importante a ser sempre observada pelos clien­tes no momento de comprar um eletrodoméstico é procurar o Selo Procel, que mostra o ní­vel de eficiência energética dos equipamentos. O consumidor deve optar pelos equipamentos com selo A, que sinaliza que o produto em questão possui um elevado nível de eficiência no consumo energético. Isso serve para qualquer eletrodoméstico, como geladeira, ar-condiciona­do ou uma televisão.

Além do ganho financeiro para o consumidor, a economia no consumo de energia também beneficia o meio ambiente. “O uso consciente dos recursos na­turais ajuda a reduzir a demanda por energia e, consequentemen­te, evita a sobrecarga do sistema, o que pode levar, por exemplo, ao acionamento de usinas ter­melétricas, que são mais caras e poluentes. Todos saem ganhan­do quando a energia elétrica é utilizada de forma consciente”, reforça Roberto Sartori, Presi­dente da CPFL Paulista.

Postagens relacionadas

Ciesp vai analisar mudanças nas vocações industriais no estado

William Teodoro

Feira de adoção de animais acontece neste sábado no ShoppingSantaÚrsula

William Teodoro

SP supera 131 mil óbitos por covid

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com