DICAS INCRÍVEIS PARA LIMPAR SUA COZINHA

0
57

Cozinha limpa é sinônimo de coração em paz, não é mesmo? Nada melhor do que contemplar tudo limpinho e em seu devido lugar. 

Depois de um longo dia de trabalho, tudo que desejamos é descansar. Mas ao olhar a louça suja, paredes e fogão engordurados e objetos espalhados, o plano vai por água abaixo. É necessário que os cuidados com higiene e organização sejam diários para evitar horas de faxina devido ao acúmulo. 

O tipo de cozinha também influencia nos intervalos e no modo de limpar sua cozinha. Afinal, existem ambientes integrados em apartamentos, espaços maiores em restaurantes e cômodos mais estreitos. Por isso, fique atento às dicas incríveis para limpar sua cozinha! 

É hora de uma verdadeira mudança de hábito e de aprender os melhores truques. 

Vamos lá?

Limpeza do fogão

O fogão é, sem dúvida, o primeiro equipamento a ficar com sujeira e placas de gordura aderidas. É muito comum cair sobre sua superfície alguns alimentos durante o preparo. Assim como pingos de óleo, pedaços de macarrão e etc. 

Se você deixa aqueles resquícios por ali durante muitos dias, terá bastante trabalho depois. Já que tudo gruda com muita facilidade no eletrodoméstico. 

Para limpar o fogão é indicado utilizar desengordurantes como Veja ou Cif, por exemplo. Após a retirada das grades, queimadores e bicos, use palha de aço ou bucha de cozinha com detergente neutro. Isso vai ajudar a retirar excessos.

Depois disso, passe o desengordurante para tirar a gordura que ficou impregnada.

Para limpar os queimadores, aconselhamos o uso de vinagre branco com água quente ou bicarbonato de sódio! Este último é uma santa ajuda para muitas tarefas de limpeza na cozinha! Já a lavagem das grades, recomendamos amônia e/ou sabão neutro.

Depurador de ar: Xô, cheiro de gordura!

O depurador de ar tem performance super eficiente para purificar o ar, renovando-o e espantar o cheiro de gordura. Outro ponto alto do equipamento é a eficácia em anular o excesso de fumaça.

O aparelho não toma muito espaço na cozinha, ficando fixo na parede. Designs modernos também são ótima pedida. Lembre-se que, mesmo a faxina sendo a mais importante agora, a beleza e o conforto não podem faltar.

Sua função é absorver o ar da cozinha: o que inclui fortes odores de comida, fumaça espalhada, gordura demais. Com isso, após duas filtragens, ele devolve o ar ao cômodo bem mais saudável e agradável para toda a família.

Vale a pena investir no eletrodoméstico para te auxiliar nos momentos de higiene da cozinha.

Outro ponto importantíssimo sobre o depurador de ar: apartamentos (principalmente), que costumam ter espaços reduzidos e até ambientes integrados, necessitam desse tipo de aparelho. Já que, onsequentemente, a fumaça e o mau odor de gordura se espalham mais rápido por toda a casa..

Como limpar a cozinha rapidamente

Como mencionamos, há dias em que a disposição está ausente. Por isso, uma rápida faxina seria ótima para limpar a cozinha. Mas como fazer de forma prática e competente?

  1. Comece pela louça

Uma pia lotada nos deixa sem saber por onde começar. Então; comece pela louça! Use o detergente da marca que preferir. E se houver talheres, pratos ou copos engordurados, sugerimos vinagre branco para pôr de molho. 

  1. Compre um escorredor

Se a ideia é ganhar tempo, comprar um escorredor é uma sugestão excelente! Pois, enquanto os objetos vão secando, você pode realizar outras tarefas. Após lavar a louça, organize-a no escorredor.

 

  1. Pano umedecido para bancadas, armários e parte externa da geladeira

O pano levemente umedecido ajuda a limpar e tirar a poeira de bancadas, armários e da parte externa da geladeira. É a maneira mais prática e eficaz de limpar a cozinha na pressa. Entretanto, vale lembrar que contra a gordura, pode não ser a melhor opção. Nesses casos, pense nos produtos químicos que são desengordurantes e no depurador de ar (ou coifa).

Manutenção dos equipamentos

Inspecionar os equipamentos da cozinha é o grande diferencial de uma rotina mais leve de faxinas. Geladeira, forno, coifa ou depurador de ar, lava-louça e etc. precisam de manutenção regularmente. Sempre verifique o estado de higiene e funcionamento para evitar prejuízos.

Especialmente cozinhas de restaurantes, devem levar essa dica a sério. Saúde também é resultado de higiene em dia. E isso serve para os cômodos onde os alimentos são preparados. 

Retire o lixo!

Não podemos esquecer de retirar o lixo, ele atrai insetos e doenças. Ainda mais quando fica muito tempo lá esperando sua atenção. Se já limpou e organizou sua cozinha, não perca mais nem um minuto: retire logo o lixo das lixeiras ou sacolas espalhadas.

Comentários