Jornal Tribuna Ribeirão

Doenças da pele, cabelos e unhas – parte 02

Como qualquer doença, as da pele, além do desconforto e do temor de uma evolução para pior quando não tratadas adequadamente, tem uma agravante: o comprometimento da estética, isto quer dizer que se as doenças da pele atingirem as partes visíveis do corpo, como o rosto, pes­coço, braços e pernas, traz à pessoa uma sensação de constrangimento.

Algumas pessoas se sentem mais feias, enquanto outras conseguem superar essas dificuldades. Portanto, cabe ao médico, quando consultado por um paciente com doenças da pele, explicar com toda dedicação e ca­rinho que tal doença não é transmissível, isto é, que não pega, não passa de uma pessoa para outra. E explicar também o mecanismo da doença, a melhora ou a cura que o tratamento vai proporcionar e encorajar o paciente a superar e vencer as dificuldades e preconceitos. E vamos apre­sentar algumas dermatoses mais frequentes em nosso meio.

Já havíamos tecido algumas considerações sobre o vitiligo, que é a perda da cor natural da pele em certas regiões do corpo. Ela acomete frequentemente o rosto, as mãos e os dedos; podendo atingir também as sobrancelhas e os lábios. Essas partes acometidas levam com frequência a pessoa a sentir-se complexada, o que é às vezes objeto de preocupação.

Cabe ao médico assistente e com muita sensibilidade esclarecer e encorajar o paciente a superar esses obstáculos que podem impactar negativamente a sua vida. O vitiligo é uma doença cujo tratamento é de­morado, mas a evolução é satisfatória. Atualmente é possível até bloquear a evolução da doença e mesmo diminuir a extensão das lesões.

02. Albinismo: é outra doença da pele em que a cor da pele não chega ao normal. É uma doença devida a alteração genética na qual a produção de melanina é insuficiente. A doença não tem cura, mas existem medidas protetivas que uma vez colocadas em prática diminuem os incômodos e a ter uma vida normal.

03. Dermatite: é uma inflamação da pele, que pode ser de dois tipos: a dermatite atópica, que é uma doença crônica, não contagiosa que torna a pele seca, acompanhada de coceira e coloração avermelhada. Há ainda a dermatite de contato que é a mais comum e é uma inflamação causada por contato com algum produto ou instrumento como fivela de cinto, pulseira, brincos ou produtos como perfumes e outros.

Ela pode ser só no local do contato, mas pode causar uma alergia mais ampla. O tratamento é feito retirando-se a causa da doença e com a adminis­tração de remédios de aplicação no local ou sob a forma de comprimidos.

04. Eczema: é quando causa na pele lesões com bolhinhas contendo líquido. O tratamento deve ser feito por um médico dermatologista e o resultado do tratamento é bom.

05. Dermatite seborreica ou caspa: é a descamação do couro cabeludo e sobrancelhas que espalham partículas brancas nas roupas. Em alguns pacientes particularmente estressados essa descamação é intensa. O trata­mento é feito com loções ou sabonetes apropriados e o resultado é ótimo.

06. Acne ou espinhas: é a doença da pele talvez a mais frequente e é devido a ação de hormônios sexuais. Por esse motivo ela ocorre com mais frequência nos adolescentes. O tratamento é feito com sabonetes, poma­das e até antibiótico quando necessário.

07. Melasma: é quando aparece manchas escuras na pele e que cau­sam grande incômodo na pessoa por que aparecem mais no rosto. É mais frequente nas mulheres e é devido ao sol ou o uso de anticoncepcionais.

08. Verrugas: são lesões em forma de pequenos caroços que podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum na face, na asa do nariz, nas mãos, no tórax e nas costas. O tratamento é quase sempre cirúrgico fazendo-se a retirada da lesão. É um erro admitir-se que dão origem a câncer. Nada a ver.

09. Psoríase: é uma doença crônica da pele que não é contagiosa e tem tratamento que deve ser feita por um médico dermatologista.

10. Câncer de pele: existem dois tipos sendo um deles chamado de melanoma e que é muito agressivo. Os outros são de melhor prognóstico. (Continua na próxima semana).

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com