ALEXANDRE DE AZEVEDO/CCS

A Secretaria Municipal da Saúde disponibilizou, no site da prefeitura de Ribeirão Preto, um formulário com documentos comprobatórios necessários para a vacinação contra a covid-19 para pesso­as pertencentes aos grupos de comorbidades com idade entre 55 e 59 anos, que serão vacina­das a partir desta quinta-feira, 13 de maio.

A imunização para no final de semana, volta na segunda­-feira (17) e depois prossegue até terça-feira (18). A relação da documentação comproba­tória está disponível no link http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/agendamento-vacina­cao-covid/cadastro/comorbi­dades-1d. Para as pessoas com alguma das 22 comorbidades (leia quadro nesta página) é preciso apresentar atestado ou relatório médico que compro­ve a condição clínica.

Ou então um atestado de comorbidade – modelo da Se­cretaria Municipal da Saúde/ Es­tadual de Imunização (PEI), dis­ponível no site da prefeitura de Ribeirão Preto. Pacientes com diabetes mellitus podem apre­sentar o receituário médico.

Já as pessoas com defici­ência permanente grave serão vacinadas mediante a apresen­tação de comprovante de rece­bimento do Benefício de Pres­tação Continuada (BPC). Para os pacientes renais crônicos a vacinação ocorrerá no serviço onde o paciente realiza a diáli­se. Assim, não será necessário agendamento. As clínicas or­ganizarão o atendimento.

Para todas as comorbida­des, além dos documentos acima, é necessária a apre­sentação de documento ofi­cial com foto – Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre ou­tros –, Cadastro de Pessoa Fí­sica (CPF) e comprovante de residência atualizado.

também devem apresen­tar o número do protocolo de agendamento. Deverá ser ob­servada a faixa etária preconiza­da de acordo com o cronograma da Secretaria da Saúde do Esta­do de São Paulo. Só serão vaci­nadas as pessoas que estiverem na faixa etária em vigência.

Para estes grupos foram reservadas dez mil vagas. A vacinação acontecerá em 35 Unidades Básicas de Saú­de (UBS’s). O agendamen­to deve ser feito no site da prefeitura de Ribeirão Preto (www.ribeiraopreto.sp.gov.br) ou pelos telefones 3977- 9441 ou 3977-9442.

O agendamento permite a escolha do horário e em qual UBS a pessoa quer ser vacina­da. Os acamados destes grupos podem receber a vacina em sua própria casa, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Basta acessar o site da prefeitura e fazer o agenda­mento. O telefone é 3977-7111.