Ecoturismo e atrações de ALTINÓPOLIS

0
71
FOTOS: KEN CHU/EXPRESSÃO STUDIO

O Tribuna iniciou em maio, depois que o Ministé­rio do Turismo definir que o turismo doméstico pautará a retomada do setor no país após a pandemia, a divulgar cidades turísticas no estado de São Paulo e seus atrati­vos. Mostramos um pouco das cidades Ibitinga, Lindóia e Barra Bonita. Agora a dica fica bem próxima e é uma das cidades mais aconchegantes da região: Altinópolis.

Altinópolis fica a 65 km de Ribeirão Preto, menos de uma hora de carro e pode ser opção para uma temporada, final de semana ou mesmo para quem é da região o chamado bate e volta. A cidade é considerada um “museu a céu aberto” e foi escolhida pelo grande artista italiano Bassano Vaccarini, que espalhou suas preciosas obras de artes pelo município.

Localizada a 1.050 m de altitude, possui um agradá­vel clima serrano e oferece o sossego e a tranquilidade das pacatas cidades do interior. Com vasta área verde e belís­simas paisagens, Altinópolis oferece ótimas opções para o ecoturismo em seus diversos rios, cachoeiras, grutas e cor­redeiras. Todo este cenário de natureza e cultura vem soma­do à excelente gastronomia caipira do fogão de lenha e a hospitalidade do povo local. Conheça um pouco mais.

MORRO DA MESA


Local ideal para avistar o pôr do sol. A atração fica a 40 km da cidade, entre a divisa dos Estados de São Paulo e Minas Ge­rais. Chegando ao espaço o visitante tem vista panorâmica da região de divisa entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais.

CACHOEIRA DO ITAMBÉ


Passeio para quem gosta de natureza. A atração fica localizada numa reserva florestal e conta com 60 metros de queda d´água, ideal para a prática de rapel. Outro destaque são as trilhas para conhecer a região e espaço para fazer piquenique.

ESCULTURA “O BEIJO”


Localizada no centro da cidade, a atração chama a atenção de quem passa pela região pelo tamanho e beleza. Obra do artista plástico Bassano Vaccarini, a escultura mostra duas figuras entrelaçadas, produ­zidas com cimento.

GRUTA DO ITAMBÉ


Uma das atrações mais frequentadas da cidade, o local mede 50 metros de altura e tem uma galeria de 350 metros. Chegando ao local, o visitante se surpreende com o tamanho e a beleza natural do espaço.

JARDIM DAS ESCULTURAS


Um dos passeios imperdíveis na cidade, a atração é considerada um museu a céu aberto, conta com 42 obras do artista plástico Bassano Vaccarini que confeccionou as esculturas com temas sociais referentes a mulher, família e outros.